05 de September de 2023
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade de Brasília (UnB), instituída pela resolução do CONSUNI n. 31/2013, é uma instância de atuação autônoma em relação aos órgãos da UnB, e é responsável por coordenar os processos de avaliação interna UnB. A CPA da UnB é composta por 17 membros que contemplam todos os segmentos da comunidade acadêmica: docentes, discentes, técnicos-administrativos e da sociedade civil e tem papel preponderante na avaliação dos processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão da UnB.
A autoavaliação visa conhecer a percepção dos usuários dos serviços institucionais e aferir seu grau de satisfação. Ciente dessa tarefa, a Comissão Própria de Avaliação lançou o Programa AvaliaUnB, que integra o Plano de Autoavaliação Institucional para triênio 2017-2019. Seu objetivo é ampliar o contato da CPA com as unidades acadêmicas da UnB e desenvolver ações de aproximação com a gestão acadêmica. Nesta ação, a CPA realiza visitas programadas às Faculdades e Institutos e apresenta o Relatório de Autoavaliação Institucional, incluindo a reflexão sobre os indicadores acadêmicos, os resultados dos processos de avaliação interna e externa para subsidiar a construção de planos de melhoria e estudos relacionados ao perfil e trajetória dos estudantes, além da política de acompanhamento dos egressos.
O Programa AvaliaUnB conta com instrumentos e canais com o intuito de se aproximar da comunidade acadêmica e captar a percepção dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo da Instituição: a Consulta à Comunidade Acadêmica, o Fórum de Avaliação da Universidade de Brasília e o Boletim da CPA.
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12 de January de 2018
O Programa AvaliaUnB tem por objetivo ampliar o contato da CPA com as unidades acadêmicas da UnB. Nesta ação, a CPA e a Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI) realizam visitas programadas às Faculdades e Institutos e são apresentados os resultados avaliativos da UnB, incluindo a reflexão sobre os indicadores acadêmicos, os resultados dos processos de avaliação interna e externa para subsidiar a construção de planos de melhoria e estudos relacionados ao perfil e trajetória dos estudantes, além do acompanhamento dos egressos.
A organização do Programa prevê que todos os 27 institutos e faculdades da Universidade serão visitados no triênio. As visitas serão realizadas nas unidades acadêmicas contemplando, prioritariamente, o Ciclo Avaliativo do Sinaes (quadro abaixo). A estrutura possibilitará uma análise das avaliações ocorridas nas unidades acadêmicas, bem como a identificação das melhorias evidenciadas a partir dos processos de avaliação.
Consulta à Comunidade Acadêmica
Fórum de Avaliação da Universidade de Brasília
11 de October de 2016
No dia 19 de outubro foi realizado o 3º Fórum de Avaliação da UnB. A partir da avaliação realizada pelos participantes do último Aval, a CPA procurou aprimorar o evento, aumentando os meios de divulgação, a participação da comunidade acadêmica, os temas abordados e a integração com outros setores que trabalham com a avaliação na UnB.
No Fórum, foram discutidos temas relacionados aos processos de autoavaliação e avaliação externa na UnB, por meio de debates e palestras. A programação do 3º AVAL contou com os temas: Perspectivas da Avaliação Institucional, Evasão, Retenção, Taxa de Sucesso e Pesquisa de Egressos.
A 3ª edição do Fórum contou com a participação de 65 membros da comunidade universitária, entre professores (41), alunos (5) e servidores técnico-administrativos (18).
Após a realização do evento, todos os participantes receberam formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. Houve a participação de aproximadamente 26% dos participantes do Fórum, dos quais 76,5% avaliaram de forma positiva o evento e apontaram os seguintes aspectos positivos e aprimorar:
Avaliação 3º Aval – CPA |
|
Aspectos positivos |
Aspectos a aprimorar |
A interação dos coordenadores com os palestrantes e o interesse daqueles com a avaliação externa são pontos muito positivos nesse AVAL. |
Pouca ventilação e poucos participantes. |
Ótimas palestras e temas. |
Divulgação fraca. |
Organização e programação. |
Maior participação dos coordenadores. |
Recepção e divulgação das atividades da CPA. |
Baixa participação da comunidade universitária. |
Relevância dos temas. |
Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.
Para o Fórum a ser realizado em 2017, foram levantadas as seguintes sugestões de temas:
Temas |
Metodologia de acompanhamento de estudantes em risco de evasão |
Modelos de avaliação bem-sucedidas: Casos de sucesso de outras universidades públicas (nacionais ou estrangeiras) na diminuição de taxas de evasão ou na retenção; Ferramentas de suporte à avaliação |
PDI e autoavaliação: como alinhar |
Métricas de avaliação: Formas alternativas de captação de dados, como cooperação com CAs e institutos, descentralizando o trabalho |
Metodologia para avaliação: métodos qualitativos e quantitativos (ações complementares), Maior detalhamento da avaliação interna |
Ranqueamento do desempenho com base na avaliação |
Benchmarking Avaliação Institucional |
Análise comparativa da CPA da UnB e de outras IFES: Experiências pedagógicas internas (UnB) ou externas (outras universidades) que têm contribuído para a melhoria do ensino e motivação dos alunos. |
Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.
Maiores informações sobre o 3º Aval podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2016.
Com a temática ‘PDI e autoavaliação: Como alinhar?’, o 4º Fórum de Avaliação da UnB foi realizado durante a semana universitária, no dia 25 de outubro de 2017, no Auditório Azul da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE).
Nesta edição participaram presencialmente 41 membros da comunidade universitária, e digitalmente foram mais de mil acessos obtidos na transmissão do evento via facebook, novidade proporcionada pela participação da UnB TV no Fórum.
Além da mesa redonda “PDI e Autovaliação: Como alinhar?”, temática do evento de 2017, o evento também contou com palestras que buscaram apresentar e debater estudos atuais e relevantes à avaliação na Universidade, conforme evidenciado na programação:
HORÁRIO |
PROGRAMAÇÃO |
9:00 |
Abertura do Fórum Apresentação do Plano de Autoavaliação 2017-2020 Comissão Própria de Avaliação – CPA/UnB - Presidente: Profª Claudia Maffini Griboski |
9:30 – 10:30 |
Palestra: Trajetória dos Estudantes Profª. Maria Teresa Leão Costa Layla Jorge |
10:45 - 11:45 |
Palestra: Atratividade dos cursos de graduação e a Política institucional de mudança de curso: evidências de efeito trampolim Newton da Silva Miranda Júnior |
12:00 – 14:00 |
Intervalo |
14:00 – 16:30 |
Mesa Redonda: PDI e Autoavaliação: como alinhar? Profª. Maria do Carmo Peixoto (UFMG) Prof. José Vieira de Sousa (UnB) Profª Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves (CPA/UnB) |
16:30 |
Debate |
17: 00 |
Encerramento |
Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.
Como ocorre a cada edição, após a realização do evento, todos os participantes receberam um formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. Das respostas obtidas, foram levantados os seguintes aspectos positivos e a aprimorar:
Avaliação 4º Aval – CPA |
|
Aspectos positivos |
Aspectos a aprimorar |
Envolvimento da equipe organizadora |
Data do evento: semana universitária |
Assuntos de extrema importância, ligados à trajetórias, investigações e históricos dos estudantes. |
Dificuldade de integração dos conteúdos com a prática das unidades acadêmicas |
|
Baixa participação da comunidade universitária |
Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.
Para a próxima edição do Fórum, a CPA determinou como prioridade ações que ampliem a divulgação e participação da comunidade no evento. Para tanto, o Fórum de Avaliação da UnB de 2018 será ampliado e prevê a participação de outras CPAs e outras universidades.
Maiores informações sobre o 4º Fórum de Avaliação da UnB podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2017.
16 de September de 2015
No dia 30 de setembro foi realizado o 2º Fórum de Avaliação da UnB. A partir da avaliação realizada pelos participantes do último Aval, a CPA procurou aprimorar o evento, aumentando os meios de divulgação, a participação da comunidade acadêmica, os temas abordados e a integração com outros setores que trabalham com a avaliação na UnB.
Os participantes do Fórum de Avaliação que realizaram inscrição no Sistema de Extensão receberam certificado de atividade de extensão. Os painéis e mesa redonda do evento abordaram a avaliação externa de cursos, a retenção e evasão na UnB, o ENADE e contaram com a participação do Decanato de Ensino em Graduação, Coordenadores de Cursos e Avaliador Externo.
Data: 30 de setembro de 2015
Horário: 08:00-12:00 / 14:00-18:00
Local: Auditório Roberto Salmeron, da Faculdade de Tecnologia.
Programação
Horário | Palestra/Painel |
08.00-09:00 | Abertura oficial do AVAL |
09:00-09:30 | Palestra Inaugural |
09:30-12:00 | Avaliação interna e externa na UnB Construindo uma avaliação de sucesso – O que esperar? O que fazer? O que eu ganho com isso? |
12:00 – 14:00 | Intervalo para almoço |
14:00 – 15:00 | Evasão e Retenção na Graduação da UnB |
15:15 – 18:00 | ENADE 2015: A importância da sua participação
Sensibilização de coordenadores e discentes. |
Após a realização do evento, todos os participantes receberam um formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. Foram respondidos 30 formulários que totalizam cerca de 40% do total de participantes. Cerca de 70% dos respondentes avaliaram de forma positiva o evento e apontaram os seguintes aspectos positivos e a aprimorar do evento.
Aspectos positivos | Aspectos a aprimorar |
Estrutura física do evento | Melhorar os meios de divulgação e comunicação do evento |
Participação da Administração Superior da Universidade | Organização dos painéis |
Apresentação de dados sobre a realidade da Universidade | Apresentar resultados e mudanças decorrentes do processo de autoavaliação |
Atualização e transparência dos dados e informações apresentados | Apresentar exemplos mais concretos sobre os temas |
Aproximação com a comunidade acadêmica através de temas que mostram a realidade da Universidade | Aumentar a participação da comunidade acadêmica |
Abertura para debate e questionamentos | Formar grupos de debates para encaminhamentos |
Para o próximo Fórum foram feitas as seguintes sugestões de temas:
Temas |
Avaliação da expansão da UnB |
Relação entre a evasão/retenção e os sistemas de ingresso na UnB |
Pesquisa de egressos |
Avaliação da capacitação docente |
Papel da UnB na construção de uma sociedade mais inclusiva e eficiente |
Melhores práticas de processos de avaliação |
Perfil dos estudantes e dos professores da UnB |
Resultados/mudanças decorrentes do processo de autoavaliação |
Ações da CPA para mudar a situação da Instituição |
Apresentar a estrutura de avaliação do MEC e seus processos |
Discussão de projetos de autoavaliação a serem implantados na UnB |
Maiores informações sobre o 2º Aval podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2015.
O 1º Aval Fórum de Avaliação da Universidade de Brasília teve como objetivo ouvir alunos, professores, técnico-administrativos e demais interessados nas autoavaliação da UnB e coletar sugestões para novos rumos e melhorias.
O Fórum é uma importante ferramenta para a CPA ouvir a comunidade universitária, obter sugestões e respostas de suas ações. A sua primeira edição contou com a participação de 77 pessoas, entre professores (54), técnico-administrativos (17) e alunos.
Foram discutidos, por meio de painéis e palestras, temas importantes para a avaliação na Universidade, tais como: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Autoavaliação, a Avaliação Docente pelo Discente (Avaliação de Disciplina) e a Internacionalização.
Após a realização do evento, todos os participantes receberam um formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. O resultado desse formulário é resumido nos quadros a seguir.
Avaliação 1º AVAL – CPA |
|
Pontos fortes | Aspectos a aprimorar |
Divulgação das ações de avaliação | Baixa participação. |
Organização do evento | Ampliação da divulgação do evento |
Temas escolhidos | Necessidade de melhoria na sistemática da avaliação |
Espaço deixado para participação e contribuição do público | Divulgação do evento muito próxima a data de realização |
Discussão sobre avaliação do docente | Participação do Decanato de Ensino de Graduação nos temas debatidos precisa ser mais efetiva |
Público participante; presença de coordenador | Pouca participação dos cursos |
Sensibilização da comunidade universitária | Necessidade de melhorar a integração institucional |
Discussão sobre acompanhamento de egressos | Necessidade de aumentar a participação dos professores |
Pouco foco em resultados práticos |
Sugestões de melhorias |
Convidar gestores e avaliadores do INEP para apresentar o procedimento de avaliação institucional |
Ampliar a chamada aos coordenadores de curso de graduação e pós-graduação |
Garantir uma participação mínima das Faculdades e Institutos, de docentes, alunos e técnicos. |
Sugestões de temas |
Como se preparar para receber avaliadores externos |
PDI e Avaliação Institucional |
A função da Instituição de ensino superior pública na sociedade |
A UnB vista por quem no passado participou das suas unidades (docente, discente e técnico – administrativo) |
Progressão Funcional |
Ampliar o tema avaliação docente. |
Aprofundar os critérios de avaliação da Universidade e formas de aumentar a divulgação das ações da CPA. |
Avaliação do Aprendizado |
Meios para ampliar a avaliação feita pelo discente |
Recebimento da Avaliação dos Docentes: evolução a partir dos resultados |
Avaliação de Desempenho |
Avaliação da qualidade do trabalho |
Maiores informações sobre o 1º Aval podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2014.
A Avaliação Discente é realizada no início de todo semestre através da plataforma de matrícula on-line (MatriculaWeb). O discente avalia as disciplinas do período anterior a partir de sua percepção sobre o desempenho do professor, sua autoavaliação e o apoio institucional à disciplina.
2015
Avaliação Discente 2015.1
2014
Avaliação Discente 2014.1
Avaliação Discente 2014.2
A autoavaliação institucional constitui importante instrumento que a UnB
dispõe para analisar suas ações, avaliar processos e propor melhorias à
comunidade. É um momento de reflexão coletiva e diagnóstica que subsidia a
tomada de decisão e a definição de prioridades e possibilidades de
transformação na trajetória institucional. É um processo permanente de análise
das ações da Universidade, no sentido de identificar alternativas para a
superação de possíveis dificuldades na execução do seu Projeto Político
Pedagógico Institucional (PPPI), orientando a tomada de decisão da gestão
para a melhoria da qualidade da Instituição.
Dessa forma, o processo avaliativo possui um caráter tanto formativo
quanto emancipatório, dado que, à medida que a UnB pratica a reflexão, adquire
conhecimentos e fortalece as atividades e ações acadêmicas e administrativas.
Nessa trajetória, foram considerados objetivos, estratégias, metodologia,
recursos e calendário das ações avaliativas. Foram traçadas metas no sentido
de realizar análise da evolução de diferentes indicadores que exprimem o
desempenho da UnB em suas diferentes áreas de atuação, contando com o
envolvimento da comunidade acadêmica.
Espera-se que este Relatório subsidie reflexões e debates, ampliando as
fontes e as formas de obtenção de dados e a consequente abordagem analítica
e estratégica dos problemas a serem enfrentados. A CPA da UnB reconhece a
importância deste trabalho e reforça que ele não esgota o processo de
autoavaliação da Universidade, que deve ser contínuo e articulado às demais
ações da UnB, garantindo um avanço seguro e consistente de sua trajetória, que
não dependa de voluntarismos, mas de ações institucionalizadas.
Relatórios
2023 | |||
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2018 | 2017 | 2016 | 2015 |
2014 | 2013 | 2012 | 2011 |
2010 | 2009 - Vol II | 2009 - Vol I |
o prazo de postagem deste foi adiado pelo INEP e, por isso, a versão final ainda não está disponível para consulta.
Elaborado por uma subcomissão constituída para esse fim e aprovado pela CPA, o Plano resgata um histórico das avaliações realizadas na UnB e os fundamentos legais e teóricos para uma autoavaliação que contemple, tanto os objetivos de autoconhecimento que permitam os necessários avanços e ajustes nos rumos da UnB, quanto os objetivos traçados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em conformidade com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Planos
2023-2025 |
2020-2022 | 2017-2019 | 2013 | 2011 |