No dia 19 de outubro foi realizado o 3º Fórum de Avaliação da UnB. A partir da avaliação realizada pelos participantes do último Aval, a CPA procurou aprimorar o evento, aumentando os meios de divulgação, a participação da comunidade acadêmica, os temas abordados e a integração com outros setores que trabalham com a avaliação na UnB.

No Fórum, foram discutidos temas relacionados aos processos de autoavaliação e avaliação externa na UnB, por meio de debates e palestras. A programação do 3º AVAL contou com os temas: Perspectivas da Avaliação Institucional, Evasão, Retenção, Taxa de Sucesso e Pesquisa de Egressos.

A 3ª edição do Fórum contou com a participação de 65 membros da comunidade universitária, entre professores (41), alunos (5) e servidores técnico-administrativos (18).

aval2016

Após a realização do evento, todos os participantes receberam formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. Houve a participação de aproximadamente 26% dos participantes do Fórum, dos quais 76,5% avaliaram de forma positiva o evento e apontaram os seguintes aspectos positivos e aprimorar:

Avaliação 3º Aval – CPA

Aspectos positivos

Aspectos a aprimorar

A interação dos coordenadores com os palestrantes e o interesse daqueles com a avaliação externa são pontos muito positivos nesse AVAL.

Pouca ventilação e poucos participantes.

Ótimas palestras e temas.

Divulgação fraca.

Organização e programação.

Maior participação dos coordenadores.

Recepção e divulgação das atividades da CPA.

Baixa participação da comunidade universitária.

Relevância dos temas.

Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.

Para o Fórum a ser realizado em 2017, foram levantadas as seguintes sugestões de temas:

Metodologia de acompanhamento de estudantes em risco de evasão

Modelos de avaliação bem-sucedidas: Casos de sucesso de outras universidades públicas (nacionais ou estrangeiras) na diminuição de taxas de evasão ou na retenção; Ferramentas de suporte à avaliação

PDI e autoavaliação: como alinhar

Métricas de avaliação: Formas alternativas de captação de dados, como cooperação com CAs e institutos, descentralizando o trabalho

Metodologia para avaliação: métodos qualitativos e quantitativos (ações complementares), Maior detalhamento da avaliação interna

Ranqueamento do desempenho com base na avaliação

Benchmarking Avaliação Institucional

Análise comparativa da CPA da UnB e de outras IFES: Experiências pedagógicas internas (UnB) ou externas (outras universidades) que têm contribuído para a melhoria do ensino e motivação dos alunos.

Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.

Maiores informações sobre o 3º Aval podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2016.