No dia 30 de setembro foi realizado o 2º Fórum de Avaliação da UnB. A partir da avaliação realizada pelos participantes do último Aval, a CPA procurou aprimorar o evento, aumentando os meios de divulgação, a participação da comunidade acadêmica, os temas abordados e a integração com outros setores que trabalham com a avaliação na UnB.

Os participantes do Fórum de Avaliação que realizaram inscrição no Sistema de Extensão receberam certificado de atividade de extensão. Os painéis e mesa redonda do evento abordaram a avaliação externa de cursos, a retenção e evasão na UnB, o ENADE e contaram com a participação do Decanato de Ensino em Graduação, Coordenadores de Cursos e Avaliador Externo.

Data: 30 de setembro de 2015

Horário: 08:00-12:00 / 14:00-18:00

Local: Auditório Roberto Salmeron, da Faculdade de Tecnologia.

Horário Palestra/Painel
08.00-09:00 Abertura oficial do AVAL
09:00-09:30 Palestra Inaugural
09:30-12:00 Avaliação interna e externa na UnB

Construindo uma avaliação de sucesso

– O que esperar? O que fazer? O que eu ganho com isso?

12:00 – 14:00 Intervalo para almoço
14:00 – 15:00 Evasão e Retenção na Graduação da UnB
15:15 – 18:00 ENADE 2015: A importância da sua participação

Sensibilização de coordenadores e discentes.

Após a realização do evento, todos os participantes receberam um formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. Foram respondidos 30 formulários que totalizam cerca de 40% do total de participantes. Cerca de 70% dos respondentes avaliaram de forma positiva o evento e apontaram os seguintes aspectos positivos e a aprimorar do evento.

Aspectos positivos Aspectos a aprimorar
Estrutura física do evento Melhorar os meios de divulgação e comunicação do evento
Participação da Administração Superior da Universidade Organização dos painéis
Apresentação de dados sobre a realidade da Universidade Apresentar resultados e mudanças decorrentes do processo de autoavaliação
Atualização e transparência dos dados e informações apresentados Apresentar exemplos mais concretos sobre os temas
Aproximação com a comunidade acadêmica através de temas que mostram a realidade da Universidade Aumentar a participação da comunidade acadêmica
Abertura para debate e questionamentos Formar grupos de debates para encaminhamentos

Para o próximo Fórum foram feitas as seguintes sugestões de temas:

Avaliação da expansão da UnB
Relação entre a evasão/retenção e os sistemas de ingresso na UnB
Pesquisa de egressos
Avaliação da capacitação docente
Papel da UnB na construção de uma sociedade mais inclusiva e eficiente
Melhores práticas de processos de avaliação
Perfil dos estudantes e dos professores da UnB
Resultados/mudanças decorrentes do processo de autoavaliação
Ações da CPA para mudar a situação da Instituição
Apresentar a estrutura de avaliação do MEC e seus processos
Discussão de projetos de autoavaliação a serem implantados na UnB

Maiores informações sobre o 2º Aval podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2015.