Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Prefeitura da UnB - PRC.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Tecnicos Total
PRC 22 22
Total 0 0 22 22
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Técnicos
Até 3 anos 18%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 14%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 10%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 18%
Mais de 30 anos 18%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 22%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 3: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 18% 23% 0% 27% 5% 14% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 5% 9% 18% 27% 5% 23% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 14% 5% 14% 18% 14% 18% 5%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 32% 5% 5% 14% 14% 18% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 5% 23% 5% 27% 23% 5% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 5% 14% 23% 5% 36% 5%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 9% 0% 23% 50% 0% 5%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 27% 14% 5% 18% 14% 9% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 14% 9% 32% 14% 5% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 5% 5% 5% 5% 64% 5%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 4: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Classe E-mail institucional Facebook Instagram Jornal Site institucional Twitter Outros
Técnicos 82% 5% 5% 9% 59% 5% 0%

Ouvidoria

Tabela 5: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 58%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 22%
Sim, e a resposta foi útil. 6%
Sim, mas a resposta não foi útil. 16%

Infraestrutura

Tabela 6: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 16% 6% 42% 36%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 10% 16% 10% 42% 16% 6%
Condições gerais dos auditórios 26% 16% 42% 6% 10%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 10% 10% 6% 52% 6% 16%
Estacionamento 10% 16% 32% 42%
Iluminação Pública 10% 22% 6% 36% 22% 6%
Instalações da unidade de trabalho 6% 22% 10% 42% 22%
Instalações sanitárias 42% 6% 36% 16%
Restaurante Universitário 6% 22% 16% 26% 6% 26%
Segurança do Campus 10% 16% 6% 64% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 6% 16% 16% 42% 16% 6%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 7: Por qual motivo você não participou?
Motivo Técnicos
Não houve incentivo/apoio da chefia 30%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 16%
Outros 54%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 8: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Gestores Capacitação para Técnicos Manutenção
Técnicos 41% 27% 32%