Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Psicologia - IP.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
IP 120 22 15 157
Total 120 22 15 157
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 14% 54%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 32% 6%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 20%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 22% 6%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 28% 14%
Mais de 30 anos 4%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 52%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 24%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 10%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 8%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 4%
Mais de 5 anos 2%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 4% 16% 7% 22% 11% 10% 2% 29%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 1% 0% 6% 5% 0% 57% 1% 30%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 2% 4% 7% 14% 6% 37% 0% 30%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 3% 15% 1% 36% 11% 3% 1% 30%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 2% 18% 6% 28% 3% 7% 6% 30%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 1% 0% 0% 7% 59% 2% 2% 30%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 2% 1% 8% 54% 2% 2% 30%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 3% 2% 60% 2% 2% 30%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 2% 2% 2% 12% 4% 33% 15% 30%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 2% 2% 6% 5% 6% 36% 14% 30%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 9% 9% 0% 18% 27% 9% 0% 27%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 5% 0% 0% 27% 14% 27% 0% 27%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 5% 9% 0% 23% 9% 27% 0% 27%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 18% 14% 0% 5% 9% 27% 0% 27%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 14% 14% 0% 32% 14% 0% 0% 27%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 9% 18% 0% 27% 9% 9% 0% 27%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 5% 0% 0% 36% 32% 0% 0% 27%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 5% 14% 14% 18% 23% 27%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 9% 0% 0% 23% 14% 9% 18% 27%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 9% 0% 5% 27% 18% 14% 27%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido. 0% 9% 0% 9% 23% 18% 14% 27%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente. 0% 0% 0% 27% 14% 18% 14% 27%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 5% 0% 14% 18% 23% 14% 27%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 27% 13% 33% 7% 7% 0% 13%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 7% 7% 13% 7% 53% 0% 13%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 13% 7% 13% 13% 40% 0% 13%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 13% 20% 0% 27% 13% 13% 0% 13%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 7% 0% 60% 20% 0% 0% 13%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 7% 0% 7% 33% 13% 20% 7% 13%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 20% 60% 7% 0% 13%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 7% 0% 33% 27% 13% 7% 13%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 13% 0% 0% 53% 27% 0% 0% 13%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 7% 0% 20% 20% 27% 13% 13%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 31% 68% 87%
Facebook 31% 41% 13%
Instagram 35% 14% 20%
Jornal 6% 18% 0%
Site institucional 52% 50% 73%
Twitter 14% 0% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 36% 76% 70%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 54% 12%
Sim, e a resposta foi útil. 10% 12% 30%
Sim, mas a resposta não foi útil. 2%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 12% 2% 60% 20%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 8% 32% 4% 36% 10% 10%
Condições gerais dos auditórios 12% 30% 2% 48% 4% 2%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 4% 24% 8% 40% 18% 8%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 8% 20% 4% 32% 20% 16%
Espaços de Estudo da BCE 4% 2% 22% 66% 6%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 2% 16% 8% 36% 26% 10%
Estacionamento 8% 16% 14% 36% 16% 10%
Iluminação Pública 24% 40% 4% 20% 6% 6%
Instalações sanitárias 30% 34% 2% 30% 4%
Restaurante Universitário 2% 12% 8% 40% 26% 14%
Sala de Aula 6% 22% 4% 54% 12%
Sala para Docente 2% 10% 18% 20% 4% 46%
Segurança do Campus 18% 36% 4% 30% 8% 4%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 12% 16% 8% 28% 4% 32%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 24% 62% 12%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 24% 38% 24% 6% 6%
Condições gerais dos auditórios 18% 32% 38% 6% 6%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 24% 24% 6% 32% 6% 6%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 50% 32% 6% 12%
Espaços de Estudo da BCE 6% 32% 24% 38%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 12% 50% 12% 24%
Estacionamento 12% 38% 38% 6% 6%
Iluminação Pública 12% 44% 38% 6%
Instalações da unidade de trabalho 6% 44% 6% 44%
Instalações sanitárias 50% 18% 24% 6%
Restaurante Universitário 12% 32% 12% 44%
Sala de Aula 24% 44% 32%
Sala para Docente 12% 38% 38% 12%
Segurança do Campus 18% 24% 50% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 56% 38% 6%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 16% 70% 16%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 16% 24% 54% 8%
Condições gerais dos auditórios 8% 24% 8% 38% 8% 16%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 16% 38% 30% 16%
Estacionamento 16% 16% 8% 38% 24%
Iluminação Pública 8% 30% 62%
Instalações da unidade de trabalho 24% 70% 8%
Instalações sanitárias 24% 16% 8% 46% 8%
Restaurante Universitário 8% 16% 46% 24% 8%
Segurança do Campus 24% 16% 62%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 16% 8% 54% 24%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 4% 8% 2% 48% 38%
Docente 6% 24% 44% 24%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 28%
Não houve incentivo/apoio da chefia 34%
Não houve interesse de minha parte 28%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 28% 50%
Outros 14% 16%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança
Discentes 28% 16% 29%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Apoio/recursos nas aulas Políticas de permanência e ações afirmativas
Docentes 45% 27% 27%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Gestores Maior diálogo entre a gestão acadêmica e a gestão administrativa Processos mais eficientes
Técnicos 40% 33% 27%