Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Geociências - IG.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
IG 53 12 10 75
Total 53 12 10 75
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 20%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 8%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 40%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 58% 10%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 24%
Mais de 30 anos 8% 30%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 42%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 26%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 18%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 10%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 2%
Mais de 5 anos 2%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 11% 9% 23% 6% 11% 2%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 6% 6% 4% 47% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 2% 6% 11% 13% 28% 2%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 2% 9% 2% 30% 15% 2% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 11% 4% 26% 9% 8% 2%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 0% 2% 57% 2% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 0% 0% 4% 57% 0% 0%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 9% 2% 49% 0% 0%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 2% 2% 8% 8% 13% 26% 2%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 0% 6% 9% 8% 6% 26% 6%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 8% 33% 8% 8% 25% 8% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 8% 0% 17% 8% 50% 8%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 8% 42% 8% 33% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 17% 8% 0% 58% 0% 8% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 25% 0% 0% 42% 25% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 25% 0% 25% 25% 17% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 8% 0% 0% 42% 42% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 8% 8% 8% 33% 0% 33% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 8% 8% 33% 0% 25% 8%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 0% 0% 50% 33% 8% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 0% 8% 8% 17% 50% 8% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 0% 0% 0% 58% 25% 8% 0%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 8% 25% 25% 33% 0%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 20% 10% 0% 30% 10% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 10% 10% 0% 10% 30% 10%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 20% 0% 10% 40% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 10% 0% 0% 30% 10% 20% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 0% 0% 50% 20% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 10% 0% 0% 30% 10% 10% 10%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 10% 0% 10% 50% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 20% 0% 0% 20% 20% 10% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 10% 20% 0% 30% 20% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 10% 20% 0% 40% 0%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 26% 67% 60%
Facebook 19% 25% 10%
Instagram 25% 8% 0%
Jornal 11% 8% 10%
Site institucional 36% 58% 50%
Twitter 11% 0% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 48% 54% 28%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 34% 18% 14%
Sim, e a resposta foi útil. 16% 18% 14%
Sim, mas a resposta não foi útil. 4% 10% 42%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 12% 54% 34%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 10% 28% 38% 22% 4%
Condições gerais dos auditórios 12% 38% 4% 22% 22% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 4% 16% 6% 54% 16% 6%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 6% 16% 6% 46% 22% 4%
Espaços de Estudo da BCE 4% 4% 44% 46% 4%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 16% 4% 46% 18% 16%
Estacionamento 6% 16% 18% 38% 18% 4%
Iluminação Pública 24% 24% 4% 32% 16%
Instalações sanitárias 16% 38% 38% 10%
Restaurante Universitário 4% 6% 10% 44% 38%
Sala de Aula 6% 12% 6% 50% 24%
Sala para Docente 4% 6% 12% 22% 12% 44%
Segurança do Campus 22% 24% 10% 38% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 4% 12% 10% 44% 12% 18%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 10% 28% 46% 18%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 10% 46% 28% 18%
Condições gerais dos auditórios 10% 10% 72% 10%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 18% 36% 28% 18%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 18% 18% 10% 36% 10% 10%
Espaços de Estudo da BCE 10% 46% 46%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 10% 10% 10% 72%
Estacionamento 10% 36% 36% 18%
Iluminação Pública 10% 46% 46%
Instalações da unidade de trabalho 36% 36% 18% 10%
Instalações sanitárias 28% 36% 36%
Restaurante Universitário 10% 10% 28% 18% 36%
Sala de Aula 28% 54% 18%
Sala para Docente 10% 10% 36% 46%
Segurança do Campus 10% 46% 46%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 36% 36% 18% 10%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Adequado Parcialmente Adequado Parcialmente Inadequado Não sei responder Indiferente
Acesso a internet 14% 28% 58%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 28% 28% 42%
Condições gerais dos auditórios 72% 28%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 72% 14% 14%
Estacionamento 14% 86%
Iluminação Pública 86% 14%
Instalações da unidade de trabalho 42% 42% 14%
Instalações sanitárias 58% 42%
Restaurante Universitário 58% 28% 14%
Segurança do Campus 100%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 58% 42%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Concordo parcialmente Concordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente
Discente 36% 38% 20% 6%
Docente 54% 18% 28%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve interesse de minha parte 18% 24%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 18% 76%
Outros 64%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança
Discentes 19% 30% 17%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Cumprimento da carga horária Manutenção Maior envolvimento do técnico
Docentes 42% 42% 33%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Gestores Atendimento ao Público Capacitação para Técnicos
Técnicos 30% 20% 20%