Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Física - IF.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
IF 38 11 4 53
Total 38 11 4 53
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 18% 24%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 10% 24%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 18% 24%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 28% 24%
Mais de 30 anos 28%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 52%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 16%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 14%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 14%
Mais de 5 anos 6%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 5% 5% 11% 18% 3% 26% 3%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 3% 5% 3% 0% 0% 61% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 3% 3% 5% 13% 5% 42% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 8% 13% 0% 34% 8% 5% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 21% 3% 13% 8% 13% 11%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 0% 8% 58% 3% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 3% 0% 8% 58% 0% 0%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 8% 8% 50% 0% 3%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 5% 8% 11% 3% 5% 32% 5%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 5% 0% 18% 5% 3% 32% 5%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 9% 18% 55% 0% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 9% 9% 36% 0% 27% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 18% 9% 18% 0% 36% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 18% 18% 18% 9% 0% 18% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 27% 0% 0% 27% 27% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 9% 18% 0% 36% 0% 18% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 9% 0% 0% 36% 36% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 9% 9% 27% 9% 0% 27% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 18% 36% 9% 0% 18% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 0% 0% 18% 36% 18% 9%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 0% 0% 0% 27% 27% 18% 9%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 0% 0% 9% 18% 27% 18% 9%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 18% 0% 27% 9% 27% 0%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 0% 0% 0% 25% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 0% 0% 0% 25% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 0% 0% 0% 25% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 25% 0% 0% 0% 0% 0% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 0% 0% 25% 0% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 0% 0% 0% 25% 0% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 0% 25% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 0% 25% 0% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 0% 25% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 0% 0% 0% 25% 0%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 42% 73% 25%
Facebook 21% 0% 0%
Instagram 34% 0% 0%
Jornal 5% 9% 0%
Site institucional 47% 45% 25%
Twitter 3% 9% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 40% 56%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 58% 22%
Sim, e a resposta foi útil. 4% 22% 100%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 74% 14% 8%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 30% 8% 52% 8% 4%
Condições gerais dos auditórios 4% 38% 12% 30% 8% 12%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 4% 26% 14% 40% 14%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 18% 14% 34% 34%
Espaços de Estudo da BCE 4% 48% 48%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 12% 12% 38% 30% 12%
Estacionamento 14% 30% 34% 14% 8%
Iluminação Pública 18% 38% 8% 14% 8% 14%
Instalações sanitárias 30% 48% 4% 12% 8%
Restaurante Universitário 8% 8% 4% 38% 38% 8%
Sala de Aula 4% 40% 4% 40% 12%
Sala para Docente 8% 38% 8% 8% 40%
Segurança do Campus 12% 40% 12% 26% 8% 4%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 4% 18% 22% 12% 4% 40%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 12% 56% 34%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 34% 56% 12%
Condições gerais dos auditórios 44% 44% 12%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 44% 22% 22% 12%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 22% 44% 12% 12% 12%
Espaços de Estudo da BCE 22% 22% 34% 22%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 56% 12% 12% 22%
Estacionamento 12% 22% 56% 12%
Iluminação Pública 22% 22% 56%
Instalações da unidade de trabalho 22% 44% 34%
Instalações sanitárias 22% 56% 12% 12%
Restaurante Universitário 22% 12% 34% 22% 12%
Sala de Aula 56% 34% 12%
Sala para Docente 22% 56% 12% 12%
Segurança do Campus 34% 12% 44% 12%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 22% 34% 12% 34%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Adequado Parcialmente Adequado Parcialmente Inadequado
Acesso a internet 100%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 100%
Condições gerais dos auditórios 100%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 100%
Estacionamento 100%
Iluminação Pública 100%
Instalações da unidade de trabalho 100%
Instalações sanitárias 100%
Restaurante Universitário 100%
Segurança do Campus 100%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 100%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 12% 12% 20% 30% 26%
Docente 22% 22% 56%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes
Não houve incentivo/apoio da chefia 12%
Não houve interesse de minha parte 50%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 12%
Outros 24%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Mais vagas nas disciplinas ofertadas
Discentes 18% 32% 18%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Apoio/recursos nas aulas Avaliação docente
Docentes 45% 18% 18%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Atendimento ao Público Capacitação para Gestores Integração entre as diferentes áreas
Técnicos 25% 25% 25%