Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Ciências Sociais - ICS.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
ICS 92 9 7 108
Total 92 9 7 108
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 58%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 12% 28%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 12% 14%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 44%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 12%
Mais de 30 anos 22%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 58%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 12%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 18%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 4%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 6%
Mais de 5 anos 2%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 8% 20% 11% 23% 8% 5% 3%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 1% 1% 21% 7% 0% 48% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 2% 5% 17% 18% 2% 28% 3%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 4% 13% 2% 41% 13% 3% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 22% 16% 4% 16% 5% 4% 9%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 1% 0% 2% 9% 61% 0% 3%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 1% 0% 2% 12% 58% 0% 3%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 1% 1% 10% 12% 49% 1% 2%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 2% 4% 9% 9% 14% 25% 13%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 2% 3% 11% 7% 11% 34% 9%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 11% 0% 22% 33% 22% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 0% 22% 22% 44% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 0% 11% 33% 44% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 11% 0% 0% 44% 33% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 11% 11% 33% 33% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 11% 44% 0% 33% 0% 0% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 44% 44% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 11% 0% 22% 11% 33% 11%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 11% 0% 44% 11% 0% 22%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 0% 11% 11% 67% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 0% 11% 11% 0% 67% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 11% 0% 0% 22% 56% 0% 0%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 0% 33% 22% 33% 0%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 14% 14% 0% 29% 0% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 0% 29% 0% 29% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 29% 14% 14% 0% 0% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 29% 14% 14% 0% 0% 0% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 14% 14% 14% 14% 0% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 29% 0% 14% 0% 0% 14%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 0% 57% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 14% 0% 29% 0% 0% 14%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 29% 0% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 14% 0% 0% 29% 14% 0% 0%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 34% 78% 57%
Facebook 28% 0% 0%
Instagram 41% 0% 0%
Jornal 7% 0% 0%
Site institucional 50% 67% 57%
Twitter 24% 0% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 44% 76% 50%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 50%
Sim, e a resposta foi útil. 4% 24%
Sim, mas a resposta não foi útil. 2% 24% 24%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 2% 8% 2% 68% 22%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 12% 30% 8% 30% 4% 14%
Condições gerais dos auditórios 12% 36% 6% 44% 2%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 2% 18% 12% 46% 18% 2%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 2% 22% 8% 38% 18% 12%
Espaços de Estudo da BCE 2% 2% 2% 38% 54% 2%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 2% 8% 10% 40% 24% 14%
Estacionamento 4% 20% 22% 22% 12% 18%
Iluminação Pública 30% 28% 6% 28% 4% 4%
Instalações sanitárias 24% 36% 4% 32% 4%
Restaurante Universitário 2% 12% 8% 48% 26% 6%
Sala de Aula 6% 14% 6% 58% 18%
Sala para Docente 2% 24% 18% 8% 46%
Segurança do Campus 18% 36% 8% 26% 2% 10%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 4% 22% 12% 24% 4% 32%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 24% 50% 24%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 24% 24% 24% 12% 12%
Condições gerais dos auditórios 24% 12% 62%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 12% 24% 38% 12% 12%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 12% 24% 50% 12%
Espaços de Estudo da BCE 12% 24% 24% 12% 24%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 24% 24% 24% 24%
Estacionamento 24% 12% 62%
Iluminação Pública 38% 38% 12% 12%
Instalações da unidade de trabalho 24% 12% 38% 24%
Instalações sanitárias 50% 24% 12% 12%
Restaurante Universitário 12% 24% 24% 12% 24%
Sala de Aula 12% 50% 38%
Sala para Docente 12% 12% 76%
Segurança do Campus 24% 24% 50%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 12% 24% 38% 12% 12%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Parcialmente Adequado Parcialmente Inadequado Indiferente Não sei responder Completamente Inadequado
Acesso a internet 76% 24%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 24% 50% 24%
Condições gerais dos auditórios 24% 50% 24%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 50% 24% 24%
Estacionamento 24% 50% 24%
Iluminação Pública 24% 76%
Instalações da unidade de trabalho 50% 50%
Instalações sanitárias 76% 24%
Restaurante Universitário 50% 24% 24%
Segurança do Campus 50% 24% 24%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 50% 24% 24%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 6% 8% 10% 46% 30%
Docente 12% 12% 24% 50%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 12%
Não houve interesse de minha parte 12%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 38% 100%
Outros 38%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Políticas de permanência e ações afirmativas Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança
Discentes 33% 24% 20%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Investimento em pesquisa/iniciação científica Infraestrutura Física Apoio/recursos nas aulas
Docentes 33% 56% 44%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Gestores Mapeamento de processos Maior diálogo entre a gestão acadêmica e a gestão administrativa
Técnicos 43% 29% 14%