Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Gabinete da Reitora - GRE.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Tecnicos Total
GRE 15 15
Total 0 0 15 15
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Técnicos
Até 3 anos 26%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 20%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 6%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 20%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 26%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 3: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 27% 13% 0% 20% 0% 7% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 7% 13% 20% 13% 0% 13% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 7% 20% 13% 20% 0% 7% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 13% 20% 20% 0% 0% 13% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 13% 13% 0% 27% 13% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 13% 7% 20% 0% 20% 7%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 20% 47% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 7% 0% 33% 7% 13% 7%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 47% 7% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 7% 0% 7% 40% 13%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 4: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Classe E-mail institucional Facebook Instagram Jornal Site institucional Twitter Outros
Técnicos 67% 7% 0% 7% 53% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 5: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 80%
Sim, mas a resposta não foi útil. 20%

Infraestrutura

Tabela 6: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 10% 60% 30%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 20% 20% 50% 10%
Condições gerais dos auditórios 20% 20% 60%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 20% 20% 10% 50%
Estacionamento 20% 20% 10% 20% 30%
Iluminação Pública 50% 10% 40%
Instalações da unidade de trabalho 10% 30% 40% 20%
Instalações sanitárias 10% 50% 30% 10%
Restaurante Universitário 10% 30% 30% 20% 10%
Segurança do Campus 20% 40% 30% 10%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 30% 40% 30%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 7: Por qual motivo você não participou?
Motivo Técnicos
Não houve incentivo/apoio da chefia 34%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 66%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 8: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Comunicação/Divulgação/Informação Capacitação para Técnicos Gestão Participativa
Técnicos 27% 27% 27%