Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da UnB.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
ACE 1 7 8
AUD 1 5 6
BCE 26 26
CDS 10 2 1 13
CEAD 3 7 10
CEAM 5 4 3 12
CER 3 3
CERI 1 1
CESPE 1 1
CET 47 3 1 51
CPAB 1 1
CPCE 1 13 14
CPD 2 29 31
DAC 52 52
DAF 1 40 41
DEG 2 14 16
DEX 17 17
DGP 1 39 40
DPG 7 12 19
DPI 3 5 8
DPO 20 20
EDU 1 7 8
FAC 62 9 5 76
FACE 407 32 12 451
FAL 1 1
FAU 144 7 1 152
FAV 126 23 19 168
FCE 161 28 11 200
FCI 87 7 4 98
FD 147 14 6 167
FE 94 31 7 132
FEF 26 13 6 45
FGA 143 25 14 182
FM 1 22 13 36
FS 203 50 16 269
FT 424 35 27 486
FUP 169 60 18 247
GRE 15 15
HUB 8 8
IB 142 45 12 199
ICS 92 9 7 108
IdA 96 18 12 126
IE 203 32 7 242
IF 38 11 4 53
IG 53 12 10 75
IH 211 21 10 242
IL 248 46 8 302
INFRA 21 21
INT 3 3
IP 120 22 15 157
IPOL 6 6
IQ 76 28 11 115
IREL 66 1 3 70
Outros 29 29
OUV 4 4
PCTec 1 3 4
PJU 3 3
PRC 22 22
SAA 15 15
SECOM 14 14
SGP 1 1
VRT 3 3
637 157 100 894
Total 4.274 790 775 5.839
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 18% 26%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 8% 22%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 26% 30%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 28% 14%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 14% 6%
Mais de 30 anos 6% 4%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 44%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 16%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 14%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 12%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 10%
Mais de 5 anos 4%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 6% 12% 8% 17% 6% 9% 2% 40%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 1% 1% 10% 5% 2% 40% 1% 40%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 3% 4% 9% 12% 8% 24% 1% 40%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 5% 12% 4% 26% 10% 3% 0% 40%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 6% 11% 5% 18% 6% 9% 5% 40%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 1% 1% 6% 49% 2% 1% 40%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 1% 1% 10% 44% 1% 1% 40%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 1% 0% 6% 8% 42% 2% 1% 40%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 3% 4% 5% 6% 8% 24% 9% 40%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 2% 3% 7% 5% 7% 26% 9% 40%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 4% 8% 5% 26% 17% 4% 2% 35%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 1% 3% 4% 19% 15% 22% 1% 35%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 3% 6% 3% 19% 13% 20% 1% 35%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 7% 8% 3% 21% 12% 14% 0% 35%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 4% 10% 3% 33% 13% 1% 0% 35%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 3% 10% 3% 28% 11% 8% 2% 36%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 2% 5% 2% 23% 33% 0% 0% 35%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 4% 5% 4% 14% 8% 23% 7% 35%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 2% 5% 4% 17% 8% 19% 7% 35%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 2% 4% 2% 17% 26% 7% 6% 35%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido. 3% 6% 3% 16% 22% 7% 6% 35%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente. 4% 6% 3% 19% 16% 10% 7% 35%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 1% 3% 4% 16% 13% 21% 7% 35%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 10% 14% 5% 26% 7% 7% 2% 29%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 3% 5% 10% 22% 8% 21% 1% 29%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 7% 9% 8% 19% 8% 19% 1% 29%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 12% 8% 7% 20% 9% 13% 1% 29%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 7% 13% 3% 32% 16% 1% 0% 29%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 3% 8% 8% 24% 7% 17% 3% 29%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 2% 5% 1% 19% 43% 1% 0% 29%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 6% 8% 6% 17% 12% 13% 9% 29%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 6% 12% 3% 28% 12% 3% 1% 29%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 1% 2% 7% 10% 9% 33% 8% 29%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 30% 57% 66%
Facebook 23% 8% 9%
Instagram 28% 5% 11%
Jornal 6% 6% 7%
Site institucional 39% 49% 53%
Twitter 10% 2% 3%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 36% 68% 66%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 52% 12% 8%
Sim, e a resposta foi útil. 8% 12% 12%
Sim, mas a resposta não foi útil. 6% 8% 14%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 14% 2% 60% 20% 2%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 10% 24% 6% 38% 10% 10%
Condições gerais dos auditórios 12% 34% 4% 38% 10% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 8% 20% 10% 44% 14% 6%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 8% 20% 8% 38% 18% 8%
Espaços de Estudo da BCE 2% 4% 4% 34% 50% 8%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 4% 12% 8% 38% 24% 16%
Estacionamento 10% 20% 14% 28% 14% 12%
Iluminação Pública 24% 34% 6% 24% 6% 4%
Instalações sanitárias 28% 38% 4% 22% 6% 0%
Restaurante Universitário 4% 12% 8% 40% 28% 8%
Sala de Aula 6% 26% 6% 50% 12% 2%
Sala para Docente 2% 8% 18% 16% 10% 46%
Segurança do Campus 20% 32% 8% 28% 6% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 8% 18% 14% 26% 8% 28%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 2% 18% 0% 62% 16% 0%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 16% 28% 2% 42% 8% 4%
Condições gerais dos auditórios 8% 26% 4% 52% 8% 2%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 16% 26% 6% 38% 8% 6%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 14% 28% 6% 34% 8% 10%
Espaços de Estudo da BCE 2% 6% 6% 36% 28% 20%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 8% 18% 8% 32% 12% 22%
Estacionamento 16% 24% 4% 40% 16% 0%
Iluminação Pública 20% 34% 2% 36% 6% 0%
Instalações da unidade de trabalho 12% 30% 2% 42% 10% 2%
Instalações sanitárias 28% 28% 2% 32% 10% 0%
Restaurante Universitário 2% 10% 10% 34% 18% 28%
Sala de Aula 12% 32% 4% 44% 8% 0%
Sala para Docente 14% 20% 2% 38% 24% 2%
Segurança do Campus 18% 34% 4% 36% 6% 2%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 12% 26% 4% 40% 12% 8%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 2% 12% 2% 58% 26% 0%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 14% 32% 2% 38% 6% 6%
Condições gerais dos auditórios 8% 26% 8% 44% 6% 10%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 12% 28% 6% 38% 6% 8%
Estacionamento 12% 26% 4% 44% 12% 0%
Iluminação Pública 16% 34% 4% 38% 4% 2%
Instalações da unidade de trabalho 14% 30% 2% 44% 10% 0%
Instalações sanitárias 24% 34% 2% 32% 8% 0%
Restaurante Universitário 6% 14% 16% 36% 10% 18%
Segurança do Campus 20% 36% 4% 38% 2% 2%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 10% 24% 4% 46% 14% 2%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 8% 12% 12% 42% 24%
Docente 8% 20% 6% 42% 24%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 4% 10%
Não houve incentivo/apoio da chefia 4% 12%
Não houve interesse de minha parte 28% 18%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 42% 40%
Outros 22% 20%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Segurança Infraestrutura Física Manutenção
Discentes 20% 21% 12%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Apoio/recursos nas aulas
Docentes 28% 17% 14%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Gestores Infraestrutura Física Capacitação para Técnicos
Técnicos 26% 21% 20%