Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade UnB Planaltina - FUP.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FUP 169 60 18 247
Total 169 60 18 247
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 12% 12%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 10% 16%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 44% 44%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 34% 28%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 2%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 44%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 20%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 14%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 14%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 6%
Mais de 5 anos 2%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 7% 9% 5% 24% 13% 7% 2%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 2% 1% 11% 7% 5% 42% 1%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 4% 3% 9% 17% 11% 23% 1%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 5% 9% 3% 27% 23% 1% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 8% 8% 6% 23% 13% 6% 4%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 1% 1% 1% 11% 51% 0% 2%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 1% 1% 1% 20% 42% 0% 2%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 2% 0% 7% 13% 42% 1% 2%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 5% 1% 7% 11% 12% 23% 8%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 3% 2% 10% 7% 11% 27% 8%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 2% 7% 35% 30% 0% 3%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 5% 33% 12% 25% 2%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 3% 7% 0% 28% 17% 22% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 3% 5% 2% 40% 13% 13% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 3% 12% 2% 40% 18% 2% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 13% 0% 38% 13% 8% 2%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 2% 3% 2% 25% 43% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 3% 3% 12% 12% 35% 10%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 2% 5% 18% 12% 28% 2%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 3% 8% 0% 7% 50% 2% 5%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 5% 10% 3% 7% 42% 5% 3%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 2% 8% 2% 23% 23% 12% 5%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 2% 0% 5% 8% 18% 33% 8%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 17% 0% 11% 28% 33% 0% 6%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 11% 11% 6% 33% 6% 28% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 22% 11% 11% 17% 6% 28% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 6% 6% 28% 33% 0% 22% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 11% 11% 44% 28% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 11% 6% 6% 33% 28% 11% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 6% 17% 72% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 6% 11% 17% 22% 22% 17%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 11% 39% 22% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 17% 33% 17% 28% 0%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 49% 70% 89%
Facebook 24% 10% 6%
Instagram 25% 8% 11%
Jornal 6% 2% 11%
Site institucional 36% 62% 72%
Twitter 5% 3% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 42% 66% 88%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 42% 24%
Sim, e a resposta foi útil. 8% 6%
Sim, mas a resposta não foi útil. 6% 4% 12%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 10% 2% 58% 28%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 8% 12% 2% 50% 26% 2%
Condições gerais dos auditórios 10% 16% 4% 44% 24% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 6% 14% 6% 42% 22% 10%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 2% 12% 8% 50% 24% 4%
Espaços de Estudo da BCE 2% 6% 6% 32% 38% 16%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 4% 6% 8% 44% 26% 12%
Estacionamento 6% 14% 8% 38% 24% 8%
Iluminação Pública 16% 30% 6% 32% 14% 4%
Instalações sanitárias 16% 24% 6% 38% 16% 0%
Restaurante Universitário 8% 12% 4% 36% 28% 14%
Sala de Aula 4% 16% 4% 54% 22% 0%
Sala para Docente 2% 6% 24% 24% 14% 32%
Segurança do Campus 18% 28% 8% 32% 10% 4%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 4% 14% 16% 34% 18% 16%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 18% 62% 16%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 4% 24% 2% 54% 12% 4%
Condições gerais dos auditórios 2% 32% 60% 6%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 6% 22% 6% 58% 6%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 8% 28% 6% 46% 8%
Espaços de Estudo da BCE 8% 6% 40% 24% 20%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 2% 20% 18% 32% 4% 24%
Estacionamento 4% 16% 2% 42% 36%
Iluminação Pública 2% 34% 48% 16%
Instalações da unidade de trabalho 26% 58% 14% 2%
Instalações sanitárias 6% 26% 42% 24%
Restaurante Universitário 2% 14% 12% 48% 16% 8%
Sala de Aula 4% 28% 4% 52% 12%
Sala para Docente 4% 20% 2% 42% 32%
Segurança do Campus 14% 44% 4% 26% 8% 2%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 4% 24% 12% 44% 8% 6%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 70% 30%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 6% 6% 64% 24%
Condições gerais dos auditórios 42% 12% 36% 12%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 6% 18% 18% 42% 12% 6%
Estacionamento 24% 58% 18%
Iluminação Pública 24% 48% 30%
Instalações da unidade de trabalho 12% 30% 48% 12%
Instalações sanitárias 30% 12% 30% 30%
Restaurante Universitário 6% 30% 12% 42% 12%
Segurança do Campus 12% 64% 24%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 18% 18% 36% 30%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 8% 12% 10% 40% 30%
Docente 16% 18% 2% 38% 26%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 6%
Não houve incentivo/apoio da chefia 2%
Não houve interesse de minha parte 34% 40%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 42% 50%
Outros 14% 10%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança Maior incentivo para a Extensão Universitária
Discentes 21% 18% 15%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Investimento em pesquisa/iniciação científica Infraestrutura Física Capacitação para a docência
Docentes 25% 20% 13%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Técnicos Integração entre as diferentes áreas Capacitação para Gestores
Técnicos 39% 33% 28%