Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade de Educação Física - FEF.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FEF 26 13 6 45
Total 26 13 6 45
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 16%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 34%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 30%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 24% 50%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 46%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 50%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 16%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 8%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 8%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 12%
Mais de 5 anos 8%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 8% 4% 15% 31% 12% 4% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 19% 4% 4% 42% 4%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 4% 8% 12% 12% 15% 23% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 8% 4% 4% 42% 15% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 8% 4% 0% 35% 12% 4% 12%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 4% 8% 62% 0% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 0% 4% 15% 54% 0% 0%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 8% 15% 50% 0% 0%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 0% 4% 4% 15% 8% 31% 12%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 0% 0% 4% 15% 4% 35% 15%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 15% 8% 54% 15% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 15% 23% 23% 31% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 8% 0% 46% 0% 38% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 8% 31% 8% 31% 0% 15% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 8% 15% 8% 54% 8% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 38% 0% 15% 23% 15% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 8% 0% 54% 31% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 15% 15% 0% 62% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 23% 15% 0% 38% 8%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 0% 0% 38% 54% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 0% 8% 0% 38% 46% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 8% 15% 0% 23% 38% 8% 0%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 8% 23% 0% 62% 0%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 17% 0% 83% 0% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 17% 33% 17% 33% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 0% 67% 33% 0% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 17% 67% 17% 0% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 17% 17% 50% 17% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 33% 0% 50% 0% 17% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 33% 0% 50% 17% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 17% 17% 50% 0% 17% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 33% 17% 17% 0% 0% 17%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 17% 0% 17% 17% 0% 50%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 23% 69% 83%
Facebook 27% 0% 50%
Instagram 38% 8% 67%
Jornal 4% 8% 67%
Site institucional 50% 77% 67%
Twitter 4% 0% 33%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 32% 58% 34%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 48% 8% 16%
Sim, e a resposta foi útil. 16% 24%
Sim, mas a resposta não foi útil. 6% 8% 50%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 6% 26% 52% 16%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 10% 32% 10% 36% 10%
Condições gerais dos auditórios 16% 26% 10% 48%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 6% 26% 6% 42% 10% 10%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 6% 42% 10% 26% 16%
Espaços de Estudo da BCE 10% 6% 10% 16% 52% 6%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 10% 10% 10% 10% 26% 32%
Estacionamento 16% 22% 16% 6% 32% 10%
Iluminação Pública 22% 26% 10% 26% 16%
Instalações sanitárias 16% 48% 10% 22% 6%
Restaurante Universitário 10% 10% 22% 42% 16%
Sala de Aula 6% 10% 10% 48% 26%
Sala para Docente 6% 26% 22% 48%
Segurança do Campus 22% 22% 22% 26% 10%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 16% 16% 32% 10% 26%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 8% 24% 58% 8%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 50% 24% 16% 8%
Condições gerais dos auditórios 8% 50% 8% 34%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 50% 16% 24% 8%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 58% 8% 16% 8% 8%
Espaços de Estudo da BCE 8% 8% 34% 24% 24%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 8% 8% 42% 8% 34%
Estacionamento 16% 8% 58% 16%
Iluminação Pública 16% 42% 42%
Instalações da unidade de trabalho 16% 50% 8% 24%
Instalações sanitárias 58% 34% 8%
Restaurante Universitário 16% 8% 42% 8% 24%
Sala de Aula 42% 42% 16%
Sala para Docente 8% 34% 42% 16%
Segurança do Campus 34% 42% 16% 8%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 16% 24% 34% 8% 16%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 34% 50% 16%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 66% 16% 16%
Condições gerais dos auditórios 66% 16% 16%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 16% 34% 50%
Estacionamento 34% 50% 16%
Iluminação Pública 66% 34%
Instalações da unidade de trabalho 66% 16% 16%
Instalações sanitárias 50% 50%
Restaurante Universitário 16% 16% 50% 16%
Segurança do Campus 66% 16% 16%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 50% 50%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 6% 6% 10% 36% 42%
Docente 8% 50% 8% 24% 8%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve interesse de minha parte 62% 50%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 24% 50%
Outros 12%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Segurança Capacitação para a docência
Discentes 42% 27% 19%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Descentralização Orçamentária Infraestrutura Física Capacitação para a docência
Docentes 46% 38% 31%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Técnicos Maior envolvimento do técnico Atendimento ao Público
Técnicos 83% 50% 33%