Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Decanato de Pós-Graduação - DPG.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Tecnicos Total
DPG 7 12 19
Total 7 0 12 19
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Técnicos
Até 3 anos 58%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 34%
Mais de 30 anos 8%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 72%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 14%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 14%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos estudantes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 14% 29% 0% 14% 0% 29% 14%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 14% 14% 0% 71% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 0% 14% 14% 57% 14%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 0% 0% 43% 29% 29% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 14% 0% 43% 0% 29% 14%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 0% 0% 100% 0% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 0% 0% 29% 71% 0% 0%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 0% 14% 86% 0% 0%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 0% 0% 0% 14% 29% 43% 14%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 0% 0% 0% 0% 29% 43% 29%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 8% 8% 25% 8% 8% 8%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 17% 33% 8% 8% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 17% 0% 0% 42% 0% 8% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 17% 0% 0% 33% 8% 8% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 17% 0% 0% 25% 25% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 0% 33% 8% 8% 17% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 8% 0% 17% 42% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 8% 17% 8% 25% 8% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 8% 8% 25% 25% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 0% 0% 8% 58% 0%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 6: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Classe E-mail institucional Facebook Instagram Jornal Site institucional Twitter Outros
Discentes 29% 29% 14% 0% 86% 0% 0%
Técnicos 67% 0% 8% 8% 42% 8% 0%

Ouvidoria

Tabela 7: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 42% 100%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 58%

Infraestrutura

Tabela 8: Infraestrutura avaliada pelos estudantes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 14% 58% 28%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 28% 72%
Condições gerais dos auditórios 14% 72% 14%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 28% 72%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 14% 42% 42%
Espaços de Estudo da BCE 42% 42% 14%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 28% 42% 14% 14%
Estacionamento 28% 14% 58%
Iluminação Pública 28% 28% 14% 14% 14%
Instalações sanitárias 42% 28% 14% 14%
Restaurante Universitário 72% 14% 14%
Sala de Aula 14% 28% 58%
Sala para Docente 28% 42% 28%
Segurança do Campus 28% 28% 14% 14% 14%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 14% 28% 28% 14% 14%
Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 24% 24% 50%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 12% 12% 62% 12%
Condições gerais dos auditórios 12% 12% 50% 12% 12%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 12% 12% 38% 24% 12%
Estacionamento 12% 50% 38%
Iluminação Pública 24% 12% 50% 12%
Instalações da unidade de trabalho 24% 12% 50% 12%
Instalações sanitárias 38% 24% 12% 12% 12%
Restaurante Universitário 24% 12% 24% 12% 24%
Segurança do Campus 24% 12% 50% 12%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 24% 38% 38%

Produção acadêmica

Tabela 10: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 42% 58%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 11: Por qual motivo você não participou?
Motivo Técnicos
Não houve interesse de minha parte 34%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 34%
Outros 34%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 12: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Infraestrutura Física Manutenção Atendimento ao Público
Discentes 43% 43% 29%
Tabela 13: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Gestores Mapeamento de processos Capacitação para Técnicos
Técnicos 25% 25% 25%