A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.
A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.
Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.
Este relatório apresenta os resultados da unidade Decanato de Administração - DAF.
Unidade | Discentes | Docentes | Tecnicos | Total |
---|---|---|---|---|
DAF | 1 | 40 | 41 | |
Total | 0 | 1 | 40 | 41 |
Tempo | Técnicos |
---|---|
Até 3 anos | 38% |
Mais de 10 anos e menos de 20 anos | 8% |
Mais de 20 anos e menos de 30 anos | 4% |
Mais de 3 anos e menos de 5 anos | 16% |
Mais de 5 anos e menos de 10 anos | 36% |
À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.
À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.
Classe | Discordo totalmente | Discordo parcialmente | Indiferente | Concordo parcialmente | Concordo totalmente | Não conheço | Conheço, mas nunca utilizei |
---|---|---|---|---|---|---|---|
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão | 12% | 10% | 5% | 12% | 12% | 18% | 2% |
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB | 8% | 8% | 10% | 12% | 12% | 20% | 2% |
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) | 10% | 8% | 12% | 5% | 15% | 22% | 0% |
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) | 15% | 5% | 12% | 18% | 10% | 12% | 0% |
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes | 15% | 10% | 5% | 28% | 15% | 0% | 0% |
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. | 0% | 2% | 8% | 8% | 12% | 38% | 5% |
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. | 0% | 2% | 0% | 25% | 45% | 0% | 0% |
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. | 12% | 25% | 2% | 8% | 10% | 5% | 10% |
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. | 5% | 12% | 8% | 18% | 10% | 0% | 0% |
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. | 0% | 0% | 0% | 0% | 8% | 60% | 5% |
Classe | E-mail institucional | Jornal | Site institucional | Outros | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|
Técnicos | 68% | 10% | 18% | 12% | 48% | 0% | 0% |
Ouvidoria | Técnicos |
---|---|
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. | 66% |
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. | 10% |
Sim, e a resposta foi útil. | 18% |
Sim, mas a resposta não foi útil. | 6% |
Completamente Inadequado | Parcialmente Inadequado | Indiferente | Parcialmente Adequado | Completamente Adequado | Não sei responder | |
---|---|---|---|---|---|---|
Acesso a internet | 14% | 52% | 34% | |||
Condições de Acessibilidade Física no Campus | 14% | 38% | 32% | 14% | 4% | |
Condições gerais dos auditórios | 10% | 10% | 18% | 44% | 6% | 10% |
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) | 14% | 32% | 10% | 28% | 10% | 6% |
Estacionamento | 10% | 18% | 14% | 42% | 14% | 4% |
Iluminação Pública | 14% | 34% | 6% | 28% | 10% | 6% |
Instalações da unidade de trabalho | 24% | 34% | 4% | 20% | 14% | 4% |
Instalações sanitárias | 38% | 32% | 4% | 18% | 10% | |
Restaurante Universitário | 6% | 18% | 20% | 24% | 14% | 18% |
Segurança do Campus | 32% | 18% | 10% | 32% | 10% | |
Suporte tecnológico para as atividades administrativas | 6% | 18% | 14% | 42% | 20% |
Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB
Motivo | Técnicos |
---|---|
Não houve disponibilidade orçamentária | 50% |
Não houve incentivo/apoio da chefia | 16% |
Não houve interesse de minha parte | 24% |
Outros | 8% |
Classe | Capacitação para Técnicos | Capacitação para Gestores | Infraestrutura Física |
---|---|---|---|
Técnicos | 20% | 40% | 20% |