12 de January de 2018

O Programa AvaliaUnB, que integra o Plano de Autoavaliação Institucional para triênio 2017-2019. Seu objetivo é ampliar o contato da CPA com as unidades acadêmicas da UnB e desenvolver ações de aproximação com a gestão acadêmica. Nesta ação, a CPA realiza visitas programadas às Faculdades e Institutos e apresenta o Relatório de Autoavaliação Institucional, incluindo a reflexão sobre os indicadores acadêmicos, os resultados dos processos de avaliação interna e externa para subsidiar a construção de planos de melhoria e estudos relacionados ao perfil e trajetória dos estudantes, além da política de acompanhamento dos egressos.

O Programa conta com instrumentos e canais com o intuito de se aproximar da comunidade acadêmica e captar a percepção dos segmentos docente, discente e técnico-administrativo da Instituição:

Boletim da CPA

Consulta à Comunidade Acadêmica 

Fórum de Avaliação da Universidade de Brasília

plano de autoavaliacao

(Clique na imagem para ampliar)

11 de October de 2016

No dia 19 de outubro foi realizado o 3º Fórum de Avaliação da UnB. A partir da avaliação realizada pelos participantes do último Aval, a CPA procurou aprimorar o evento, aumentando os meios de divulgação, a participação da comunidade acadêmica, os temas abordados e a integração com outros setores que trabalham com a avaliação na UnB.

No Fórum, foram discutidos temas relacionados aos processos de autoavaliação e avaliação externa na UnB, por meio de debates e palestras. A programação do 3º AVAL contou com os temas: Perspectivas da Avaliação Institucional, Evasão, Retenção, Taxa de Sucesso e Pesquisa de Egressos.

A 3ª edição do Fórum contou com a participação de 65 membros da comunidade universitária, entre professores (41), alunos (5) e servidores técnico-administrativos (18).

aval2016

Após a realização do evento, todos os participantes receberam formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. Houve a participação de aproximadamente 26% dos participantes do Fórum, dos quais 76,5% avaliaram de forma positiva o evento e apontaram os seguintes aspectos positivos e aprimorar:

Avaliação 3º Aval – CPA

Aspectos positivos

Aspectos a aprimorar

A interação dos coordenadores com os palestrantes e o interesse daqueles com a avaliação externa são pontos muito positivos nesse AVAL.

Pouca ventilação e poucos participantes.

Ótimas palestras e temas.

Divulgação fraca.

Organização e programação.

Maior participação dos coordenadores.

Recepção e divulgação das atividades da CPA.

Baixa participação da comunidade universitária.

Relevância dos temas.

 

Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.

Para o Fórum a ser realizado em 2017, foram levantadas as seguintes sugestões de temas:

Temas

Metodologia de acompanhamento de estudantes em risco de evasão

Modelos de avaliação bem-sucedidas: Casos de sucesso de outras universidades públicas (nacionais ou estrangeiras) na diminuição de taxas de evasão ou na retenção; Ferramentas de suporte à avaliação

PDI e autoavaliação: como alinhar

Métricas de avaliação: Formas alternativas de captação de dados, como cooperação com CAs e institutos, descentralizando o trabalho

Metodologia para avaliação: métodos qualitativos e quantitativos (ações complementares), Maior detalhamento da avaliação interna

Ranqueamento do desempenho com base na avaliação

Benchmarking Avaliação Institucional

Análise comparativa da CPA da UnB e de outras IFES: Experiências pedagógicas internas (UnB) ou externas (outras universidades) que têm contribuído para a melhoria do ensino e motivação dos alunos.

Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.

Maiores informações sobre o 3º Aval podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2016.

Com a temática ‘PDI e autoavaliação: Como alinhar?’, o 4º Fórum de Avaliação da UnB foi realizado durante a semana universitária, no dia 25 de outubro de 2017, no Auditório Azul da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE).

Nesta edição participaram presencialmente 41 membros da comunidade universitária, e digitalmente foram mais de mil acessos obtidos na transmissão do evento via facebook, novidade proporcionada pela participação da UnB TV no Fórum.

Além da mesa redonda “PDI e Autovaliação: Como alinhar?”, temática do evento de 2017, o evento também contou com palestras que buscaram apresentar e debater estudos atuais e relevantes à avaliação na Universidade, conforme evidenciado na programação:

HORÁRIO

PROGRAMAÇÃO

9:00

Abertura do Fórum

Apresentação do Plano de Autoavaliação 2017-2020

Comissão Própria de Avaliação – CPA/UnB - Presidente: Profª Claudia Maffini Griboski

9:30 – 10:30

Palestra: Trajetória dos Estudantes

Profª. Maria Teresa Leão Costa

Layla Jorge

10:45 - 11:45

Palestra: Atratividade dos cursos de graduação e a Política institucional de mudança de curso: evidências de efeito trampolim

Newton da Silva Miranda Júnior

12:00 – 14:00

Intervalo

14:00 – 16:30

Mesa Redonda: PDI e Autoavaliação: como alinhar?

Profª. Maria do Carmo Peixoto (UFMG)

Prof. José Vieira de Sousa (UnB)

Profª Lukelly Fernanda Amaral Gonçalves (CPA/UnB)

16:30

Debate

17: 00

Encerramento

Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.

Como ocorre a cada edição, após a realização do evento, todos os participantes receberam um formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. Das respostas obtidas, foram levantados os seguintes aspectos positivos e a aprimorar:

Avaliação 4º Aval – CPA

Aspectos positivos

Aspectos a aprimorar

Envolvimento da equipe organizadora

Data do evento: semana universitária

Assuntos de extrema importância, ligados à trajetórias, investigações e históricos dos estudantes.

Dificuldade de integração dos conteúdos com a prática das unidades acadêmicas

 

Baixa participação da comunidade universitária

Fonte: CAI/DAI/DPO, 2018.

Para a próxima edição do Fórum, a CPA determinou como prioridade ações que ampliem a divulgação e participação da comunidade no evento. Para tanto, o Fórum de Avaliação da UnB de 2018 será ampliado e prevê a participação de outras CPAs e outras universidades.

Maiores informações sobre o 4º Fórum de Avaliação da UnB podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2017.

16 de September de 2015

No dia 30 de setembro foi realizado o 2º Fórum de Avaliação da UnB. A partir da avaliação realizada pelos participantes do último Aval, a CPA procurou aprimorar o evento, aumentando os meios de divulgação, a participação da comunidade acadêmica, os temas abordados e a integração com outros setores que trabalham com a avaliação na UnB.

Os participantes do Fórum de Avaliação que realizaram inscrição no Sistema de Extensão receberam certificado de atividade de extensão. Os painéis e mesa redonda do evento abordaram a avaliação externa de cursos, a retenção e evasão na UnB, o ENADE e contaram com a participação do Decanato de Ensino em Graduação, Coordenadores de Cursos e Avaliador Externo.

Cartaz

Data: 30 de setembro de 2015

Horário: 08:00-12:00 / 14:00-18:00

Local: Auditório Roberto Salmeron, da Faculdade de Tecnologia.

Programação

Horário Palestra/Painel
08.00-09:00 Abertura oficial do AVAL
09:00-09:30 Palestra Inaugural
09:30-12:00 Avaliação interna e externa na UnB

Construindo uma avaliação de sucesso

– O que esperar? O que fazer? O que eu ganho com isso?

12:00 – 14:00 Intervalo para almoço
14:00 – 15:00 Evasão e Retenção na Graduação da UnB
15:15 – 18:00 ENADE 2015: A importância da sua participação

Sensibilização de coordenadores e discentes.

Após a realização do evento, todos os participantes receberam um formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. Foram respondidos 30 formulários que totalizam cerca de 40% do total de participantes. Cerca de 70% dos respondentes avaliaram de forma positiva o evento e apontaram os seguintes aspectos positivos e a aprimorar do evento. 

Aspectos positivos Aspectos a aprimorar
Estrutura física do evento Melhorar os meios de divulgação e comunicação do evento
Participação da Administração Superior da Universidade Organização dos painéis
Apresentação de dados sobre a realidade da Universidade Apresentar resultados e mudanças decorrentes do processo de autoavaliação
Atualização e transparência dos dados e informações apresentados Apresentar exemplos mais concretos sobre os temas
Aproximação com a comunidade acadêmica através de temas que mostram a realidade da Universidade Aumentar a participação da comunidade acadêmica
Abertura para debate e questionamentos Formar grupos de debates para encaminhamentos

 

Para o próximo Fórum foram feitas as seguintes sugestões de temas:

Temas
Avaliação da expansão da UnB
Relação entre a evasão/retenção e os sistemas de ingresso na UnB
Pesquisa de egressos
Avaliação da capacitação docente
Papel da UnB na construção de uma sociedade mais inclusiva e eficiente
Melhores práticas de processos de avaliação
Perfil dos estudantes e dos professores da UnB
Resultados/mudanças decorrentes do processo de autoavaliação
Ações da CPA para mudar a situação da Instituição
Apresentar a estrutura de avaliação do MEC e seus processos
Discussão de projetos de autoavaliação a serem implantados na UnB

 

Maiores informações sobre o 2º Aval podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2015.

O 1º Aval Fórum de Avaliação da Universidade de Brasília teve como objetivo ouvir alunos, professores, técnico-administrativos e demais interessados nas autoavaliação da UnB e coletar sugestões para novos rumos e melhorias.

O Fórum é uma importante ferramenta para a CPA ouvir a comunidade universitária, obter sugestões e respostas de suas ações. A sua primeira edição contou com a participação de 77 pessoas, entre professores (54), técnico-administrativos (17) e alunos.

Foram discutidos, por meio de painéis e palestras, temas importantes para a avaliação na Universidade, tais como: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Autoavaliação, a Avaliação Docente pelo Discente (Avaliação de Disciplina) e a Internacionalização.

Após a realização do evento, todos os participantes receberam um formulário eletrônico para avaliação e proposição de sugestões para os próximos fóruns. O resultado desse formulário é resumido nos quadros a seguir.

Avaliação 1º AVAL – CPA

Pontos fortes Aspectos a aprimorar
Divulgação das ações de avaliação Baixa participação.
Organização do evento Ampliação da divulgação do evento
Temas escolhidos Necessidade de melhoria na sistemática da avaliação
Espaço deixado para participação e contribuição do público Divulgação do evento muito próxima a data de realização
Discussão sobre avaliação do docente Participação do Decanato de Ensino de Graduação nos temas debatidos precisa ser mais efetiva
Público participante; presença de coordenador Pouca participação dos cursos
Sensibilização da comunidade universitária Necessidade de melhorar a integração institucional
Discussão sobre acompanhamento de egressos Necessidade de aumentar a participação dos professores
  Pouco foco em resultados práticos
Sugestões de melhorias
Convidar gestores e avaliadores do INEP para apresentar o procedimento de avaliação institucional
Ampliar a chamada aos coordenadores de curso de graduação e pós-graduação
Garantir uma participação mínima das Faculdades e Institutos, de docentes, alunos e técnicos.
Sugestões de temas
Como se preparar para receber avaliadores externos
PDI e Avaliação Institucional
A função da Instituição de ensino superior pública na sociedade
A UnB vista por quem no passado participou das suas unidades (docente, discente e técnico – administrativo)
Progressão Funcional
Ampliar o tema avaliação docente.
Aprofundar os critérios de avaliação da Universidade e formas de aumentar a divulgação das ações da CPA.
Avaliação do Aprendizado
Meios para ampliar a avaliação feita pelo discente
Recebimento da Avaliação dos Docentes: evolução a partir dos resultados
Avaliação de Desempenho
Avaliação da qualidade do trabalho

Maiores informações sobre o 1º Aval podem ser consultadas no Relatório de Autoavaliação UnB 2014.

A Avaliação Discente é realizada no início de todo semestre através da plataforma de matrícula on-line (MatriculaWeb). O discente avalia as disciplinas do período anterior a partir de sua percepção sobre o desempenho do professor, sua autoavaliação e o apoio institucional à disciplina.

2015

Avaliação Discente 2015.1

avaliacao discente2015_1

 


2014

Avaliação Discente 2014.1

avaliac3a7c3a3o discente 2014 1


Avaliação Discente 2014.2

avaliac3a7c3a3o discente 2014 2

 

 

O Relatório de Autoavaliação Institucional da UnB relata e avalia as principais ações e os projetos executados pela Universidade e as potencialidade e dificuldades identificadas pela CPA. Foi elaborado com base nas dez dimensões previstas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861/2004, de 14 de abril de 2004, e organizado em cinco eixos conforme a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 65.

 

Relatórios

caparel2018      
2018      
caparel2017 Capa Relatório Capa 2015 capaauto14
2017 2016 2015 2014
capaauto13 capa1 capacpa11 caparelatorio09
2013 2012 2011 2010

Elaborado por uma subcomissão constituída para esse fim e aprovado pela CPA, o Plano resgata um histórico das avaliações realizadas na UnB e os fundamentos legais e teóricos para uma autoavaliação que contemple, tanto os objetivos de autoconhecimento que permitam os necessários avanços e ajustes nos rumos da UnB, quanto os objetivos traçados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em conformidade com as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

 

Planos

plano autoavaliacao 2017 2019 plano autoavaliacao 2013 plano autoavaliacao 2011
2017-2019 2013 2011