Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Relações Internacionais - IREL.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
IREL 66 1 3 70
Total 66 1 3 70
Tabela 2: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 60%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 22%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 10%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 4%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 4%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 3: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 5% 21% 5% 24% 11% 14% 2% 20%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 2% 2% 14% 9% 0% 53% 2% 20%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 3% 9% 6% 24% 15% 23% 0% 20%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 3% 15% 3% 35% 20% 2% 3% 20%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 8% 26% 2% 24% 2% 6% 14% 20%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 2% 3% 0% 6% 67% 2% 0% 21%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 2% 2% 2% 15% 59% 0% 0% 21%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 2% 2% 5% 12% 58% 2% 0% 21%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 12% 8% 0% 14% 11% 27% 8% 21%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 8% 6% 3% 11% 14% 29% 9% 21%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 4: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Classe E-mail institucional Facebook Instagram Jornal Site institucional Twitter Outros
Discentes 36% 36% 48% 3% 52% 20% 0%

Ouvidoria

Tabela 5: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 40%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 40%
Sim, e a resposta foi útil. 16%
Sim, mas a resposta não foi útil. 6%

Infraestrutura

Tabela 6: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 10% 72% 18% 2%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 2% 28% 4% 36% 12% 18%
Condições gerais dos auditórios 20% 46% 24% 8% 2%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 6% 40% 30% 20% 4%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 8% 14% 14% 44% 14% 8%
Espaços de Estudo da BCE 4% 2% 30% 62% 2%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 4% 14% 8% 34% 22% 20%
Estacionamento 12% 10% 20% 24% 18% 20%
Iluminação Pública 20% 30% 12% 26% 2% 10%
Instalações sanitárias 36% 48% 2% 12% 2%
Restaurante Universitário 2% 10% 6% 46% 32% 4%
Sala de Aula 8% 30% 56% 6%
Sala para Docente 2% 6% 16% 16% 14% 48%
Segurança do Campus 20% 32% 4% 32% 4% 8%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 4% 16% 20% 30% 6% 24%

Produção acadêmica

Tabela 7: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 4% 22% 14% 38% 24%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 8: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança
Discentes 42% 21% 27%