Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Ciência Política - IPOL.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
IPOL 53 6 59
Total 53 6 0 59
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes
Até 3 anos 34%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 50%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 16%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 62%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 24%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 6%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 6%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 2%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos estudantes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 4% 19% 6% 17% 17% 11% 4%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 9% 8% 0% 57% 2%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 2% 8% 19% 6% 42% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 2% 15% 2% 43% 11% 2% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 2% 19% 8% 30% 2% 8% 8%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 2% 0% 0% 9% 64% 0% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 2% 2% 15% 57% 0% 0%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 6% 2% 66% 2% 0%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 2% 0% 4% 13% 2% 40% 15%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 2% 0% 9% 6% 4% 40% 15%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 33% 17% 17% 17% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 0% 33% 0% 50% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 17% 0% 17% 50% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 17% 33% 0% 17% 0% 17% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 17% 33% 17% 17% 0% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 33% 17% 0% 17% 0% 17% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 17% 0% 17% 50% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 17% 0% 0% 17% 0% 33% 17%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 17% 17% 0% 33% 17%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 0% 0% 17% 17% 17% 33%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 0% 0% 0% 17% 17% 17% 33%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 0% 0% 0% 17% 17% 33% 17%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 0% 33% 17% 17% 17%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 6: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Classe E-mail institucional Facebook Instagram Jornal Site institucional Twitter Outros
Docentes 83% 0% 0% 0% 67% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 7: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Docentes
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 40%
Sim, e a resposta foi útil. 20%
Sim, mas a resposta não foi útil. 40%

Infraestrutura

Tabela 8: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 10% 64% 20%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 2% 30% 8% 38% 12% 10%
Condições gerais dos auditórios 10% 32% 2% 48% 4% 2%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 36% 8% 36% 18% 4%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 2% 20% 4% 30% 30% 12%
Espaços de Estudo da BCE 4% 2% 12% 72% 8%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 20% 4% 24% 38% 12%
Estacionamento 4% 22% 12% 28% 16% 18%
Iluminação Pública 22% 44% 2% 20% 2% 8%
Instalações sanitárias 24% 38% 2% 30% 4%
Restaurante Universitário 2% 12% 4% 38% 24% 18%
Sala de Aula 4% 18% 8% 56% 16%
Sala para Docente 4% 20% 18% 8% 50%
Segurança do Campus 22% 36% 8% 28% 2% 4%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 10% 16% 10% 24% 4% 36%
Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 60% 40%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 60% 40%
Condições gerais dos auditórios 20% 20% 40% 20%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 40% 40% 20%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 20% 40% 20% 20%
Espaços de Estudo da BCE 20% 20% 40% 20%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 20% 40% 20% 20%
Estacionamento 40% 20% 20% 20%
Iluminação Pública 20% 60% 20%
Instalações da unidade de trabalho 40% 20% 40%
Instalações sanitárias 20% 20% 60%
Restaurante Universitário 40% 40% 20%
Sala de Aula 40% 40% 20%
Sala para Docente 20% 40% 40%
Segurança do Campus 20% 20% 60%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 40% 20% 20% 20%

Produção acadêmica

Tabela 10: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Concordo totalmente Discordo parcialmente Discordo totalmente Indiferente
Docente 20% 40% 20% 20%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 11: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança
Discentes 30% 19% 32%
Tabela 12: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Políticas de permanência e ações afirmativas Diálogo com a comunidade acadêmica Manutenção
Docentes 50% 33% 33%