Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Letras - IL.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
IL 248 46 8 302
Total 248 46 8 302
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 18%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 6% 50%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 34% 12%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 34%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 6% 38%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 40%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 18%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 18%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 14%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 10%
Mais de 5 anos 2%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 3% 11% 10% 20% 6% 13% 2%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 1% 12% 6% 3% 42% 2%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 2% 2% 11% 16% 8% 27% 1%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 6% 12% 4% 29% 8% 7% 1%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 10% 14% 6% 21% 4% 9% 2%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 1% 8% 55% 2% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 0% 2% 15% 47% 1% 0%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 6% 9% 49% 1% 0%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 2% 5% 5% 9% 13% 21% 11%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 1% 3% 6% 9% 11% 23% 12%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 2% 4% 7% 26% 22% 9% 4%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 2% 0% 0% 17% 20% 30% 4%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 2% 4% 0% 22% 20% 26% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 2% 2% 0% 20% 20% 30% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 2% 7% 4% 35% 24% 2% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 4% 7% 2% 50% 7% 4% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 2% 2% 0% 33% 37% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 2% 2% 11% 15% 4% 37% 2%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 2% 2% 2% 24% 4% 24% 11%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 9% 7% 2% 20% 28% 4% 4%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 7% 9% 7% 24% 17% 4% 7%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 2% 2% 7% 28% 15% 9% 11%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 2% 33% 11% 26% 2%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 25% 0% 25% 25% 12% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 12% 0% 25% 38% 12% 0% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 12% 12% 25% 38% 0% 0% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 25% 25% 25% 12% 0% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 12% 12% 0% 25% 38% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 12% 25% 25% 12% 0% 12% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 38% 50% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 12% 0% 12% 12% 25% 0% 25%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 12% 12% 0% 38% 25% 0% 12%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 25% 12% 0% 25% 25%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 24% 59% 62%
Facebook 36% 13% 12%
Instagram 33% 4% 0%
Jornal 6% 7% 25%
Site institucional 45% 61% 62%
Twitter 14% 0% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 40% 62% 58%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 48% 2%
Sim, e a resposta foi útil. 10% 24% 28%
Sim, mas a resposta não foi útil. 2% 12% 14%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 6% 16% 4% 52% 20% 2%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 10% 24% 6% 42% 6% 12%
Condições gerais dos auditórios 8% 26% 4% 44% 12% 6%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 12% 20% 10% 38% 14% 6%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 6% 22% 8% 40% 16% 8%
Espaços de Estudo da BCE 4% 6% 6% 26% 52% 4%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 8% 12% 4% 38% 30% 6%
Estacionamento 10% 20% 18% 26% 10% 18%
Iluminação Pública 28% 36% 4% 22% 4% 6%
Instalações sanitárias 38% 36% 2% 22% 2% 0%
Restaurante Universitário 6% 10% 6% 42% 22% 12%
Sala de Aula 10% 32% 4% 46% 6%
Sala para Docente 4% 6% 14% 18% 6% 52%
Segurança do Campus 30% 28% 8% 24% 4% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 10% 18% 12% 26% 6% 28%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 26% 58% 14%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 12% 36% 32% 12% 8%
Condições gerais dos auditórios 14% 30% 2% 44% 8%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 20% 24% 12% 36% 6% 2%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 24% 18% 6% 32% 2% 18%
Espaços de Estudo da BCE 2% 24% 6% 26% 30% 12%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 14% 26% 6% 24% 2% 26%
Estacionamento 32% 18% 2% 38% 6% 2%
Iluminação Pública 30% 30% 38% 2%
Instalações da unidade de trabalho 20% 32% 38% 6% 2%
Instalações sanitárias 38% 30% 32%
Restaurante Universitário 2% 12% 20% 20% 12% 32%
Sala de Aula 36% 24% 2% 36% 2%
Sala para Docente 14% 30% 38% 14% 2%
Segurança do Campus 26% 26% 42% 2% 2%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 12% 24% 2% 48% 2% 12%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 28% 72%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 14% 72% 14%
Condições gerais dos auditórios 42% 14% 28% 14%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 42% 58%
Estacionamento 28% 72%
Iluminação Pública 14% 72% 14%
Instalações da unidade de trabalho 72% 28%
Instalações sanitárias 28% 58% 14%
Restaurante Universitário 28% 42% 14% 14%
Segurança do Campus 42% 58%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 28% 28% 42%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 12% 10% 14% 40% 22%
Docente 8% 14% 6% 48% 24%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 4%
Não houve incentivo/apoio da chefia 10% 20%
Não houve interesse de minha parte 10% 20%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 46% 40%
Outros 32% 20%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Segurança Mais vagas nas disciplinas ofertadas
Discentes 25% 17% 20%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Apoio/recursos nas aulas Segurança
Docentes 41% 30% 20%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Gestores Capacitação para Técnicos Maior diálogo entre a gestão acadêmica e a gestão administrativa
Técnicos 38% 38% 25%