Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Instituto de Ciências Humanas - IH.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
IH 211 21 10 242
Total 211 21 10 242
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 24% 20%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 10%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 28% 50%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 42% 10%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 4% 10%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 44%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 18%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 18%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 10%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 10%
Mais de 5 anos 2%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 2% 13% 8% 17% 9% 10% 2%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 3% 10% 7% 3% 38% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 4% 7% 12% 10% 26% 2%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 3% 13% 3% 25% 12% 5% 1%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 7% 14% 3% 19% 8% 7% 4%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 1% 6% 51% 2% 1%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 1% 0% 1% 12% 44% 2% 0%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 4% 9% 45% 2% 1%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 2% 3% 7% 5% 9% 26% 9%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 1% 3% 9% 2% 8% 27% 11%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 5% 5% 38% 33% 0% 5%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 5% 38% 19% 24% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 5% 5% 10% 24% 24% 19% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 14% 10% 14% 19% 14% 14% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 5% 14% 5% 38% 19% 5% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 14% 5% 62% 5% 0% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 14% 5% 10% 57% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 10% 5% 10% 14% 5% 29% 14%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 19% 14% 19% 5% 10% 19%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 5% 5% 29% 38% 5% 5%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 5% 5% 5% 29% 29% 5% 10%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 5% 10% 5% 24% 19% 19% 5%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 5% 19% 14% 0% 43% 5%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 10% 10% 0% 20% 10% 20% 10%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 10% 10% 0% 30% 0% 30% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 20% 20% 10% 10% 10% 10% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 40% 10% 10% 10% 0% 10% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 10% 10% 0% 40% 20% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 10% 0% 20% 20% 20% 10% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 10% 0% 0% 60% 10% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 10% 0% 20% 40% 0% 10%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 10% 0% 30% 40% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 20% 0% 10% 20% 0% 10% 20%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 27% 81% 80%
Facebook 20% 0% 0%
Instagram 26% 0% 0%
Jornal 8% 10% 0%
Site institucional 38% 57% 60%
Twitter 12% 10% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 36% 56% 50%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 52% 16% 38%
Sim, e a resposta foi útil. 6% 16% 12%
Sim, mas a resposta não foi útil. 6% 12%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 2% 12% 4% 60% 20% 2%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 10% 26% 4% 42% 6% 10%
Condições gerais dos auditórios 6% 34% 2% 46% 8% 2%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 4% 20% 8% 48% 14% 6%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 2% 20% 10% 32% 22% 14%
Espaços de Estudo da BCE 2% 2% 2% 34% 56% 4%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 2% 8% 6% 38% 26% 20%
Estacionamento 6% 18% 16% 28% 18% 18%
Iluminação Pública 28% 30% 4% 30% 4% 2%
Instalações sanitárias 24% 38% 4% 28% 4% 2%
Restaurante Universitário 2% 8% 4% 48% 30% 8%
Sala de Aula 4% 24% 2% 54% 16% 0%
Sala para Docente 0% 8% 16% 18% 10% 48%
Segurança do Campus 20% 32% 6% 32% 4% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 8% 14% 14% 28% 6% 32%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 16% 66% 16%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 44% 6% 50%
Condições gerais dos auditórios 28% 28% 34% 6% 6%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 28% 34% 6% 28% 6%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 12% 44% 6% 28% 12%
Espaços de Estudo da BCE 6% 62% 28% 6%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 22% 16% 12% 34% 16%
Estacionamento 12% 34% 12% 34% 12%
Iluminação Pública 16% 44% 38%
Instalações da unidade de trabalho 6% 34% 6% 44% 12%
Instalações sanitárias 44% 28% 6% 16% 6%
Restaurante Universitário 16% 22% 44% 6% 12%
Sala de Aula 22% 56% 6% 16%
Sala para Docente 22% 12% 38% 28%
Segurança do Campus 28% 22% 6% 34% 12%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 6% 50% 6% 34% 6%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 24% 76%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 24% 38% 38%
Condições gerais dos auditórios 24% 12% 50% 12%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 24% 12% 12% 38% 12%
Estacionamento 24% 12% 12% 38% 12%
Iluminação Pública 24% 24% 38% 12%
Instalações da unidade de trabalho 12% 38% 50%
Instalações sanitárias 24% 38% 12% 12% 12%
Restaurante Universitário 12% 24% 50% 12%
Segurança do Campus 38% 24% 12% 12% 12%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 12% 38% 24% 24%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 6% 14% 10% 46% 24%
Docente 16% 6% 34% 44%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 24%
Não houve interesse de minha parte 10% 24%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 40% 50%
Outros 50%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Políticas de permanência e ações afirmativas Segurança
Discentes 17% 18% 20%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Manutenção
Docentes 48% 33% 29%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Infraestrutura Física Capacitação para Gestores Capacitação para Técnicos
Técnicos 50% 30% 30%