Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade de Tecnologia - FT.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FT 424 35 27 486
Total 424 35 27 486
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 14% 26%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 18% 14%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 20% 48%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 26% 8%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 12% 4%
Mais de 30 anos 12%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 40%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 10%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 16%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 12%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 10%
Mais de 5 anos 10%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 13% 15% 14% 19% 4% 11% 2%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 1% 2% 16% 5% 2% 52% 1%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 4% 9% 14% 13% 8% 30% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 7% 17% 8% 34% 8% 4% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 6% 16% 9% 21% 5% 15% 6%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 1% 2% 7% 64% 2% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 1% 2% 3% 11% 59% 2% 1%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 1% 2% 9% 10% 55% 1% 1%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 4% 6% 8% 7% 11% 31% 11%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 2% 3% 14% 7% 8% 33% 11%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 11% 14% 9% 34% 3% 9% 3%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 11% 9% 31% 6% 26% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 9% 20% 9% 17% 9% 20% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 14% 23% 6% 23% 6% 11% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 6% 14% 14% 49% 0% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 17% 6% 29% 14% 17% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 3% 9% 3% 29% 40% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 11% 14% 11% 11% 6% 23% 6%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 3% 11% 9% 11% 6% 31% 6%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 6% 9% 3% 31% 20% 9% 6%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 14% 14% 9% 20% 14% 9% 3%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 11% 14% 9% 23% 11% 6% 9%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 11% 6% 29% 9% 26% 3%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 11% 4% 7% 33% 7% 4% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 4% 4% 7% 11% 4% 37% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 4% 4% 7% 7% 11% 33% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 15% 0% 7% 15% 4% 22% 4%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 7% 0% 0% 44% 15% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 4% 4% 4% 33% 7% 11% 4%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 4% 4% 0% 22% 37% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 15% 0% 4% 30% 7% 4% 7%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 11% 15% 4% 26% 7% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 4% 7% 15% 30% 11%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 41% 83% 67%
Facebook 31% 11% 11%
Instagram 35% 3% 11%
Jornal 11% 9% 7%
Site institucional 49% 60% 52%
Twitter 14% 0% 4%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 30% 82% 66%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 52% 6% 12%
Sim, e a resposta foi útil. 10%
Sim, mas a resposta não foi útil. 8% 10% 22%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 2% 14% 2% 62% 18% 0%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 10% 22% 10% 40% 8% 12%
Condições gerais dos auditórios 14% 44% 6% 30% 4% 2%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 6% 20% 12% 48% 10% 4%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 6% 18% 10% 40% 20% 6%
Espaços de Estudo da BCE 4% 6% 32% 50% 6%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 2% 10% 10% 40% 24% 16%
Estacionamento 4% 22% 16% 36% 12% 10%
Iluminação Pública 18% 36% 8% 26% 6% 4%
Instalações sanitárias 30% 46% 4% 16% 2% 0%
Restaurante Universitário 2% 14% 12% 42% 26% 6%
Sala de Aula 4% 26% 10% 52% 6% 2%
Sala para Docente 2% 10% 20% 16% 6% 46%
Segurança do Campus 16% 34% 10% 32% 4% 6%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 8% 18% 12% 26% 6% 28%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 6% 18% 62% 14%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 14% 42% 34% 4% 6%
Condições gerais dos auditórios 6% 24% 4% 58% 4% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 24% 18% 14% 20% 6% 18%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 18% 24% 14% 28% 4% 14%
Espaços de Estudo da BCE 4% 6% 4% 44% 18% 24%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 6% 18% 10% 28% 14% 24%
Estacionamento 20% 24% 6% 48%
Iluminação Pública 32% 34% 34%
Instalações da unidade de trabalho 20% 42% 38%
Instalações sanitárias 42% 32% 24% 4%
Restaurante Universitário 4% 20% 44% 4% 28%
Sala de Aula 6% 24% 62% 6%
Sala para Docente 20% 24% 4% 42% 10%
Segurança do Campus 24% 34% 4% 34% 4%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 24% 20% 6% 38% 4% 6%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 12% 66% 22%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 12% 34% 6% 34% 12% 6%
Condições gerais dos auditórios 56% 38% 6%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 38% 6% 34% 6% 16%
Estacionamento 34% 6% 56% 6%
Iluminação Pública 12% 56% 34%
Instalações da unidade de trabalho 28% 12% 34% 28%
Instalações sanitárias 12% 44% 34% 12%
Restaurante Universitário 6% 12% 12% 50% 12% 12%
Segurança do Campus 16% 44% 6% 34%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 12% 22% 62% 6%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 12% 12% 18% 44% 14%
Docente 28% 20% 10% 34% 6%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 4% 12%
Não houve incentivo/apoio da chefia 14% 12%
Não houve interesse de minha parte 18%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 46% 38%
Outros 18% 38%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança
Discentes 28% 24% 29%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Capacitação para a docência Manutenção
Docentes 34% 20% 20%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Maior diálogo entre a gestão acadêmica e a gestão administrativa Infraestrutura Física Capacitação para Técnicos
Técnicos 30% 26% 22%