Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade de Ciências de Saúde - FS.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FS 203 50 16 269
Total 203 50 16 269
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 16% 44%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 6% 32%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 30% 24%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 24%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 22%
Mais de 30 anos 2%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 44%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 18%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 18%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 12%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 6%
Mais de 5 anos 4%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 6% 15% 10% 19% 6% 11% 2%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 1% 9% 5% 3% 51% 1%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 2% 5% 8% 16% 10% 29% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 6% 16% 5% 29% 11% 3% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 6% 15% 8% 20% 6% 9% 5%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 1% 0% 4% 63% 1% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 1% 1% 0% 11% 53% 1% 1%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 1% 0% 3% 9% 55% 1% 0%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 3% 6% 4% 7% 9% 26% 15%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 1% 6% 8% 5% 6% 30% 13%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 4% 14% 8% 34% 18% 10% 2%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 4% 4% 28% 22% 30% 2%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 8% 2% 30% 18% 26% 6%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 6% 12% 4% 26% 18% 22% 2%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 8% 12% 2% 38% 26% 2% 2%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 2% 10% 8% 32% 24% 6% 8%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 2% 6% 2% 38% 40% 0% 2%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 10% 4% 4% 40% 16% 10% 6%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 4% 6% 6% 26% 16% 20% 14%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 4% 8% 4% 20% 32% 12% 10%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 6% 8% 4% 20% 28% 14% 10%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 8% 14% 2% 12% 26% 18% 10%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 6% 6% 16% 32% 12% 18%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 6% 12% 6% 25% 0% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 19% 12% 0% 19% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 6% 6% 6% 19% 6% 6% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 25% 12% 0% 6% 6% 0% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 6% 6% 0% 31% 6% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 0% 6% 12% 12% 19% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 19% 31% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 19% 12% 0% 19% 0% 0% 0%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 6% 6% 0% 31% 0% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 0% 0% 19% 25% 6%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 30% 84% 44%
Facebook 28% 12% 0%
Instagram 38% 10% 0%
Jornal 7% 4% 6%
Site institucional 53% 78% 38%
Twitter 11% 0% 0%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 32% 74% 50%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 56% 12% 12%
Sim, e a resposta foi útil. 8% 14% 12%
Sim, mas a resposta não foi útil. 4% 2% 24%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 14% 0% 72% 8% 0%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 6% 26% 4% 46% 8% 8%
Condições gerais dos auditórios 4% 26% 2% 40% 22% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 8% 24% 6% 44% 12% 8%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 8% 28% 8% 32% 16% 8%
Espaços de Estudo da BCE 0% 8% 4% 40% 38% 8%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 6% 20% 6% 32% 16% 20%
Estacionamento 10% 30% 8% 30% 10% 12%
Iluminação Pública 24% 36% 2% 22% 10% 6%
Instalações sanitárias 20% 36% 4% 28% 10% 0%
Restaurante Universitário 4% 16% 6% 42% 24% 8%
Sala de Aula 2% 26% 2% 56% 12% 2%
Sala para Docente 2% 6% 12% 14% 14% 54%
Segurança do Campus 26% 28% 6% 30% 8% 4%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 4% 22% 10% 24% 8% 34%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 20% 74% 6%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 6% 40% 46% 4% 2%
Condições gerais dos auditórios 24% 72% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 20% 22% 4% 42% 6% 4%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 18% 28% 34% 8% 12%
Espaços de Estudo da BCE 4% 40% 32% 24%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 16% 22% 4% 36% 8% 14%
Estacionamento 18% 26% 2% 36% 18%
Iluminação Pública 36% 34% 28% 2%
Instalações da unidade de trabalho 8% 26% 2% 46% 16%
Instalações sanitárias 42% 22% 2% 32% 2%
Restaurante Universitário 2% 12% 26% 14% 46%
Sala de Aula 16% 38% 36% 8% 2%
Sala para Docente 18% 12% 34% 34% 4%
Segurança do Campus 24% 28% 4% 40% 2%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 16% 20% 46% 8% 8%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 24% 12% 62%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 12% 38% 12% 38%
Condições gerais dos auditórios 12% 24% 38% 24%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 12% 24% 12% 50%
Estacionamento 12% 12% 62% 12%
Iluminação Pública 12% 24% 12% 50%
Instalações da unidade de trabalho 12% 24% 62%
Instalações sanitárias 38% 24% 38%
Restaurante Universitário 24% 50% 12% 12%
Segurança do Campus 12% 38% 12% 38%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 38% 12% 50%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 10% 14% 4% 42% 30%
Docente 12% 26% 4% 48% 8%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 8%
Não houve incentivo/apoio da chefia 6% 50%
Não houve interesse de minha parte 14%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 48% 50%
Outros 24%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança
Discentes 24% 19% 29%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Segurança Investimento em pesquisa/iniciação científica
Docentes 38% 26% 22%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Gestores Capacitação para Técnicos Processos mais eficientes
Técnicos 31% 19% 19%