Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade de Ciência da Informação - FCI.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FCI 87 7 4 98
Total 87 7 4 98
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes
Até 3 anos 28%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 58%
Mais de 30 anos 14%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 42%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 24%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 10%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 14%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 8%
Mais de 5 anos 2%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos estudantes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 9% 9% 6% 17% 7% 10% 3% 38%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 6% 5% 3% 48% 0% 38%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 1% 2% 8% 6% 16% 28% 1% 38%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 8% 13% 3% 21% 14% 2% 1% 38%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 9% 13% 2% 14% 8% 10% 6% 38%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 1% 1% 0% 5% 55% 0% 0% 38%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 0% 1% 9% 52% 0% 0% 38%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 1% 0% 3% 8% 49% 0% 0% 38%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 3% 3% 1% 3% 10% 26% 14% 38%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 3% 2% 2% 3% 10% 26% 14% 38%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 0% 14% 29% 0% 14% 14% 29%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 14% 29% 0% 29% 0% 0% 29%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 0% 43% 14% 14% 0% 29%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 0% 14% 29% 29% 0% 0% 29%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 43% 14% 0% 14% 0% 0% 29%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 0% 14% 43% 14% 0% 0% 29%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 14% 14% 0% 29% 14% 0% 0% 29%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 14% 14% 14% 0% 14% 14% 29%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 14% 0% 29% 0% 14% 14% 29%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 0% 29% 14% 14% 14% 0% 29%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido. 0% 0% 29% 14% 14% 14% 0% 29%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente. 0% 0% 29% 29% 0% 14% 0% 29%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 29% 0% 0% 29% 14% 29%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 6: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Classe E-mail institucional Facebook Instagram Jornal Site institucional Twitter Outros
Discentes 17% 20% 26% 7% 43% 17% 0%
Docentes 71% 14% 0% 29% 57% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 7: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 44% 100%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 36%
Sim, e a resposta foi útil. 12%
Sim, mas a resposta não foi útil. 10%

Infraestrutura

Tabela 8: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 18% 2% 56% 20%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 12% 32% 2% 38% 6% 12%
Condições gerais dos auditórios 8% 38% 40% 6% 8%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 6% 18% 4% 44% 20% 8%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 12% 24% 2% 36% 14% 12%
Espaços de Estudo da BCE 4% 8% 2% 44% 42%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 6% 6% 6% 44% 22% 16%
Estacionamento 18% 26% 8% 18% 12% 18%
Iluminação Pública 30% 40% 2% 20% 2% 6%
Instalações sanitárias 28% 44% 2% 22% 4%
Restaurante Universitário 2% 10% 12% 38% 28% 12%
Sala de Aula 8% 26% 4% 50% 12% 2%
Sala para Docente 6% 8% 10% 20% 8% 50%
Segurança do Campus 32% 30% 6% 26% 6% 2%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 10% 18% 16% 26% 10% 20%
Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 80% 20%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 40% 40% 20%
Condições gerais dos auditórios 60% 40%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 20% 60% 20%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 80% 20%
Espaços de Estudo da BCE 20% 40% 40%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 40% 20% 20% 20%
Estacionamento 60% 40%
Iluminação Pública 100%
Instalações da unidade de trabalho 40% 20% 20% 20%
Instalações sanitárias 40% 40% 20%
Restaurante Universitário 20% 20% 20% 40%
Sala de Aula 20% 40% 20% 20%
Sala para Docente 20% 60% 20%
Segurança do Campus 20% 80%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 20% 40% 20% 20%

Produção acadêmica

Tabela 10: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 4% 10% 12% 44% 30%
Docente 20% 20% 20% 40%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 11: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança
Discentes 20% 20% 30%
Tabela 12: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Apoio/recursos nas aulas Capacitação para a docência Comunicação/Divulgação/Informação
Docentes 29% 29% 29%