Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária - FAV.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FAV 126 23 19 168
Total 126 23 19 168
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 4% 26%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 4% 10%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 26% 36%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 48% 22%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 14% 6%
Mais de 30 anos 4%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 46%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 12%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 16%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 10%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 10%
Mais de 5 anos 8%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 7% 14% 13% 31% 3% 9% 2%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 2% 3% 15% 6% 5% 48% 2%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 3% 6% 14% 21% 8% 25% 3%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 8% 20% 7% 28% 15% 2% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 8% 14% 8% 29% 10% 8% 2%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 1% 1% 2% 9% 63% 2% 1%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 3% 3% 8% 61% 2% 2%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 2% 11% 12% 52% 2% 1%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 5% 8% 6% 13% 12% 22% 13%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 2% 7% 10% 7% 13% 27% 13%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 26% 4% 26% 30% 4% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 4% 4% 22% 26% 35% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 4% 4% 9% 22% 30% 22% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 13% 0% 4% 39% 13% 22% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 17% 0% 52% 22% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 17% 0% 43% 17% 13% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 4% 9% 0% 35% 43% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 4% 9% 0% 22% 13% 35% 9%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 9% 0% 26% 13% 26% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 4% 0% 30% 39% 9% 9%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 0% 9% 0% 35% 35% 9% 4%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 13% 9% 4% 13% 35% 4% 13%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 4% 9% 9% 35% 4% 26% 4%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 11% 26% 21% 16% 5% 5% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 5% 26% 11% 0% 42% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 16% 21% 5% 11% 5% 26% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 16% 16% 21% 5% 11% 16% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 5% 32% 5% 32% 11% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 11% 26% 21% 5% 16% 5%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 5% 5% 0% 37% 37% 0% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 11% 21% 11% 16% 0% 11% 16%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 21% 21% 0% 32% 0% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 11% 5% 5% 5% 42% 16%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 40% 83% 84%
Facebook 19% 13% 11%
Instagram 38% 17% 11%
Jornal 13% 9% 0%
Site institucional 56% 65% 47%
Twitter 13% 4% 11%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 36% 52% 50%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 46% 14% 6%
Sim, e a resposta foi útil. 10% 20% 18%
Sim, mas a resposta não foi útil. 6% 14% 24%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 2% 16% 4% 56% 24%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 4% 24% 8% 44% 12% 8%
Condições gerais dos auditórios 12% 38% 4% 28% 12% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 8% 16% 10% 46% 14% 4%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 8% 14% 12% 42% 20% 8%
Espaços de Estudo da BCE 0% 6% 2% 24% 64% 4%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 2% 12% 4% 46% 28% 8%
Estacionamento 8% 20% 18% 32% 12% 8%
Iluminação Pública 20% 36% 8% 28% 8% 0%
Instalações sanitárias 24% 40% 8% 22% 8%
Restaurante Universitário 4% 12% 10% 32% 38% 2%
Sala de Aula 6% 30% 6% 44% 14% 0%
Sala para Docente 0% 8% 22% 16% 20% 34%
Segurança do Campus 16% 32% 8% 36% 6% 4%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 6% 20% 16% 28% 8% 20%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 10% 14% 62% 14%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 20% 38% 28% 4% 10%
Condições gerais dos auditórios 38% 4% 52% 4%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 24% 24% 42% 4% 4%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 20% 34% 24% 10% 14%
Espaços de Estudo da BCE 48% 38% 14%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 4% 20% 10% 38% 14% 14%
Estacionamento 14% 34% 4% 34% 14%
Iluminação Pública 24% 20% 10% 38% 10%
Instalações da unidade de trabalho 20% 34% 4% 38% 4%
Instalações sanitárias 38% 34% 28%
Restaurante Universitário 4% 10% 42% 20% 24%
Sala de Aula 24% 28% 4% 42%
Sala para Docente 24% 28% 4% 38% 4%
Segurança do Campus 28% 20% 48% 4%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 14% 20% 4% 48% 14%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 6% 18% 62% 12%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 18% 18% 6% 32% 12% 12%
Condições gerais dos auditórios 12% 38% 44% 6%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 24% 12% 62%
Estacionamento 6% 38% 6% 50%
Iluminação Pública 24% 38% 38%
Instalações da unidade de trabalho 32% 38% 24% 6%
Instalações sanitárias 38% 38% 18% 6%
Restaurante Universitário 12% 32% 38% 18%
Segurança do Campus 38% 24% 12% 24%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 18% 44% 32% 6%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 8% 10% 16% 44% 22%
Docente 10% 20% 10% 52% 10%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 14%
Não houve incentivo/apoio da chefia 14%
Não houve interesse de minha parte 50% 28%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 44% 28%
Outros 6% 14%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Investimento em pesquisa/iniciação científica Segurança
Discentes 29% 25% 26%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Capacitação para a docência Investimento em pesquisa/iniciação científica
Docentes 43% 26% 26%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Gestores Infraestrutura Física Maior envolvimento do técnico
Técnicos 37% 32% 32%