Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FAU 144 7 1 152
Total 144 7 1 152
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes
Até 3 anos 14%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 14%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 42%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 14%
Mais de 30 anos 14%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 18%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 18%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 14%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 24%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 20%
Mais de 5 anos 8%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos estudantes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 10% 21% 9% 15% 3% 6% 3%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 2% 8% 4% 0% 51% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 1% 10% 14% 12% 1% 27% 0%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 6% 19% 6% 28% 6% 1% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 9% 15% 6% 20% 5% 8% 2%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 1% 1% 7% 57% 1% 0%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 1% 0% 14% 50% 0% 1%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 1% 0% 8% 15% 42% 0% 0%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 4% 7% 7% 7% 3% 30% 8%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 1% 7% 9% 3% 4% 32% 9%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 29% 29% 29% 0% 14% 0% 0%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 14% 29% 0% 14% 43% 0%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 43% 0% 29% 0% 29% 0%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 14% 43% 0% 14% 0% 14% 14%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 14% 14% 0% 71% 0% 0% 0%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 0% 0% 71% 0% 29% 0%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 29% 0% 57% 0% 14% 0%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 29% 0% 14% 0% 29% 29%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 29% 0% 14% 0% 29% 29%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 0% 14% 43% 43% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido.] 14% 0% 14% 43% 29% 0% 0%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente.] 0% 14% 14% 43% 14% 14% 0%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 29% 29% 0% 29% 14%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 6: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Classe E-mail institucional Facebook Instagram Jornal Site institucional Twitter Outros
Discentes 49% 33% 24% 7% 30% 9% 0%
Docentes 71% 0% 0% 0% 43% 14% 0%

Ouvidoria

Tabela 7: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 28% 86%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 58%
Sim, e a resposta foi útil. 4%
Sim, mas a resposta não foi útil. 10% 14%

Infraestrutura

Tabela 8: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 6% 28% 2% 58% 8%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 36% 32% 4% 18% 2% 6%
Condições gerais dos auditórios 12% 38% 8% 22% 4% 16%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 8% 38% 12% 32% 10% 2%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 12% 40% 2% 32% 10% 6%
Espaços de Estudo da BCE 4% 6% 4% 42% 36% 10%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 4% 16% 6% 32% 10% 32%
Estacionamento 14% 26% 18% 18% 14% 10%
Iluminação Pública 44% 36% 2% 12% 4% 2%
Instalações sanitárias 48% 34% 4% 12% 2% 2%
Restaurante Universitário 2% 14% 6% 46% 26% 8%
Sala de Aula 12% 50% 4% 32% 2%
Sala para Docente 8% 18% 16% 12% 46%
Segurança do Campus 36% 36% 4% 22% 2% 2%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 12% 20% 8% 26% 2% 34%
Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 14% 42% 28% 14%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 42% 28% 14% 14%
Condições gerais dos auditórios 14% 58% 14% 14%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 14% 42% 14% 28%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 14% 28% 28% 14% 14%
Espaços de Estudo da BCE 14% 28% 42% 14%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 14% 28% 14% 42%
Estacionamento 14% 42% 42%
Iluminação Pública 42% 42% 14%
Instalações da unidade de trabalho 42% 42% 14%
Instalações sanitárias 86% 14%
Restaurante Universitário 14% 14% 42% 28%
Sala de Aula 28% 28% 14% 28%
Sala para Docente 28% 42% 14% 14%
Segurança do Campus 42% 58%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 28% 14% 28% 28%

Produção acadêmica

Tabela 10: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 6% 18% 12% 46% 20%
Docente 14% 14% 58% 14%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 11: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Manutenção Investimento em pesquisa/iniciação científica
Discentes 42% 0.22 20%
Tabela 12: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Segurança Capacitação para a docência
Docentes 57% 43% 29%