Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas - FACE.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
FACE 407 32 12 451
Total 407 32 12 451
Tabela 2: Tempo de trabalho na UnB
Tempo Docentes Técnicos
Até 3 anos 16% 24%
Mais de 3 anos e menos de 5 anos 10% 8%
Mais de 5 anos e menos de 10 anos 18% 50%
Mais de 10 anos e menos de 20 anos 44% 8%
Mais de 20 anos e menos de 30 anos 6%
Mais de 30 anos 6% 8%
Tabela 3: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 58%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 12%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 12%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 10%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 6%
Mais de 5 anos 2%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 4: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 8% 14% 12% 22% 6% 13% 3% 20%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 1% 2% 20% 7% 2% 45% 2% 20%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 4% 6% 13% 16% 12% 28% 1% 20%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 8% 14% 5% 33% 14% 4% 1% 20%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 7% 11% 11% 20% 8% 16% 6% 20%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 1% 3% 11% 60% 3% 1% 20%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 2% 3% 15% 56% 3% 1% 20%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 11% 9% 54% 3% 1% 20%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 3% 5% 9% 9% 10% 30% 12% 20%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 3% 3% 12% 7% 11% 32% 12% 20%
Tabela 5: Avaliação da gestão da UnB pelos docentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 3% 16% 3% 28% 22% 6% 0% 22%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 9% 3% 22% 19% 22% 3% 22%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 3% 9% 0% 28% 12% 25% 0% 22%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 16% 19% 3% 28% 3% 9% 0% 22%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 16% 6% 47% 9% 0% 0% 22%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 19% 6% 28% 12% 12% 0% 22%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 16% 6% 12% 44% 0% 0% 22%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 3% 9% 25% 6% 31% 3% 22%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 6% 9% 25% 6% 28% 3% 22%
Com o Programa Simplifica UnB, Realizar a solicitação de progressão docente ficou mais fácil. 0% 3% 6% 22% 34% 9% 3% 22%
Com o Programa Simplifica UnB, o processo de progressão docente está mais rápido. 0% 16% 6% 19% 22% 9% 6% 22%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo Sistema de Acompanhamento de Desempenho Discente (SADD), utilizado para pedido de progressão docente, funciona adequadamente. 0% 3% 9% 28% 22% 9% 6% 22%
Com o Programa SImplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 6% 6% 16% 9% 31% 9% 22%
Tabela 6: Avaliação da gestão da UnB pelos técnicos
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 0% 17% 0% 25% 33% 8% 0% 17%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 8% 17% 42% 17% 0% 0% 17%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 17% 8% 42% 0% 17% 0% 17%
A minha unidade faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 0% 8% 17% 33% 0% 25% 0% 17%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 0% 8% 8% 50% 17% 0% 0% 17%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 0% 8% 8% 33% 25% 8% 0% 17%
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 0% 8% 75% 0% 0% 17%
O Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 8% 0% 50% 17% 8% 0% 17%
O Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-RH) é uma ferramenta de gestão eficaz. 0% 0% 8% 42% 17% 0% 0% 17%
Com o Programa Simplifica UnB, o novo processo de aproveitamento de estudos que é encaminhado pelos estudantes por meio de SEI, tem funcionado de modo adequado. 0% 0% 8% 33% 25% 8% 8% 17%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 7: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Discentes Docentes Técnicos
E-mail institucional 37% 75% 58%
Facebook 23% 16% 17%
Instagram 36% 3% 0%
Jornal 11% 12% 8%
Site institucional 51% 62% 58%
Twitter 12% 9% 8%
Outros 0% 0% 0%

Ouvidoria

Tabela 8: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes Docentes Técnicos
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 34% 80% 90%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 56% 8%
Sim, e a resposta foi útil. 6% 8% 10%
Sim, mas a resposta não foi útil. 4% 4%

Infraestrutura

Tabela 9: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 2% 10% 4% 56% 26% 2%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 8% 22% 8% 36% 12% 14%
Condições gerais dos auditórios 12% 38% 4% 32% 10% 2%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 8% 20% 10% 38% 18% 6%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 4% 22% 8% 34% 20% 12%
Espaços de Estudo da BCE 2% 4% 4% 30% 56% 6%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 2% 14% 8% 34% 30% 12%
Estacionamento 6% 18% 18% 28% 18% 10%
Iluminação Pública 22% 30% 8% 26% 8% 4%
Instalações sanitárias 32% 40% 4% 18% 6% 0%
Restaurante Universitário 4% 8% 14% 34% 28% 10%
Sala de Aula 6% 26% 8% 46% 12% 2%
Sala para Docente 2% 6% 24% 14% 12% 44%
Segurança do Campus 20% 34% 12% 26% 4% 4%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 6% 18% 20% 26% 8% 24%
Tabela 10: Infraestrutura avaliada pelos docentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 4% 20% 4% 60% 12%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 12% 16% 4% 52% 8% 8%
Condições gerais dos auditórios 8% 36% 44% 12%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 4% 32% 8% 24% 16% 16%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 4% 20% 12% 48% 4% 12%
Espaços de Estudo da BCE 8% 12% 36% 12% 32%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 8% 8% 4% 48% 12% 20%
Estacionamento 4% 28% 4% 60% 4%
Iluminação Pública 8% 32% 4% 52% 4%
Instalações da unidade de trabalho 4% 16% 4% 44% 32%
Instalações sanitárias 24% 28% 4% 28% 16%
Restaurante Universitário 20% 16% 16% 12% 36%
Sala de Aula 28% 4% 64% 4%
Sala para Docente 4% 4% 44% 44% 4%
Segurança do Campus 12% 40% 4% 36% 8%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 12% 44% 36% 8%
Tabela 11: Infraestrutura avaliada pelos técnicos
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 70% 30%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 10% 80% 10%
Condições gerais dos auditórios 10% 70% 20%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 40% 10% 40% 10%
Estacionamento 40% 10% 40% 10%
Iluminação Pública 40% 20% 30% 10%
Instalações da unidade de trabalho 20% 50% 30%
Instalações sanitárias 40% 40% 20%
Restaurante Universitário 10% 40% 10% 10% 30%
Segurança do Campus 10% 60% 10% 10% 10%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 20% 10% 40% 30%

Produção acadêmica

Tabela 12: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 8% 18% 20% 38% 18%
Docente 8% 4% 8% 52% 28%

Ações de capacitação

Aos docentes e técnicos, questionou-se acerca da participação em ações de capacitação promovidas ou custeadas pela UnB

Tabela 13: Por qual motivo você não participou?
Motivo Docentes Técnicos
Não houve disponibilidade orçamentária 6% 14%
Não houve interesse de minha parte 48% 14%
Não houve oferta compatível com a minha área de atuação 36% 28%
Outros 12% 42%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 14: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Segurança Infraestrutura Física Manutenção
Discentes 34% 32% 23%
Tabela 15: os três aspectos prioritários mais votados pelos docentes
Classe Infraestrutura Física Segurança Apoio/recursos nas aulas
Docentes 31% 25% 22%
Tabela 16: os três aspectos prioritários mais votados pelos técnicos
Classe Capacitação para Gestores Processos mais eficientes Capacitação para Técnicos
Técnicos 33% 33% 25%