A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.
A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.
Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.
Este relatório apresenta os resultados da unidade Centro de Excelência em Turismo - CET.
Unidade | Discentes | Docentes | Técnicos | Total |
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CET | 47 | 3 | 1 | 51 |
Total | 47 | 3 | 1 | 51 |
Tempo | Discentes |
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Até 1 ano | 40% |
Mais de 1 ano e menos de 2 anos | 12% |
Mais de 2 anos e menos de 3 anos | 10% |
Mais de 3 anos e menos de 4 anos | 14% |
Mais de 4 anos e menos de 5 anos | 10% |
Mais de 5 anos | 10% |
À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.
À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.
Classe | Discordo totalmente | Discordo parcialmente | Indiferente | Concordo parcialmente | Concordo totalmente | Não conheço | Conheço, mas nunca utilizei | Sem resposta |
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A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão | 11% | 13% | 6% | 19% | 2% | 26% | 4% | 19% |
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB | 0% | 0% | 6% | 13% | 0% | 62% | 0% | 19% |
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) | 4% | 4% | 15% | 17% | 2% | 38% | 0% | 19% |
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes | 6% | 15% | 4% | 34% | 13% | 9% | 0% | 19% |
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. | 2% | 23% | 6% | 26% | 6% | 13% | 4% | 19% |
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. | 0% | 0% | 2% | 15% | 57% | 6% | 0% | 19% |
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. | 0% | 0% | 6% | 23% | 47% | 4% | 0% | 19% |
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. | 0% | 0% | 11% | 26% | 40% | 4% | 0% | 19% |
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). | 4% | 2% | 6% | 6% | 6% | 47% | 9% | 19% |
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. | 2% | 2% | 9% | 2% | 6% | 53% | 6% | 19% |
Classe | E-mail institucional | Jornal | Site institucional | Outros | |||
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Discentes | 47% | 21% | 45% | 9% | 47% | 19% | 0% |
Ouvidoria | Discentes |
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Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. | 32% |
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. | 56% |
Sim, e a resposta foi útil. | 2% |
Sim, mas a resposta não foi útil. | 10% |
Completamente Inadequado | Parcialmente Inadequado | Indiferente | Parcialmente Adequado | Completamente Adequado | Não sei responder | |
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Acesso a internet | 14% | 28% | 2% | 48% | 6% | 2% |
Condições de Acessibilidade Física no Campus | 22% | 40% | 8% | 26% | 6% | |
Condições gerais dos auditórios | 14% | 44% | 2% | 34% | 2% | 2% |
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) | 8% | 22% | 8% | 36% | 14% | 14% |
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) | 16% | 22% | 14% | 24% | 8% | 18% |
Espaços de Estudo da BCE | 2% | 2% | 2% | 52% | 40% | |
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas | 6% | 8% | 8% | 36% | 14% | 28% |
Estacionamento | 10% | 26% | 16% | 22% | 8% | 18% |
Iluminação Pública | 40% | 28% | 6% | 18% | 8% | |
Instalações sanitárias | 40% | 44% | 16% | |||
Restaurante Universitário | 18% | 10% | 32% | 26% | 14% | |
Sala de Aula | 40% | 2% | 50% | 2% | 6% | |
Sala para Docente | 2% | 14% | 22% | 14% | 10% | 40% |
Segurança do Campus | 34% | 34% | 2% | 22% | 8% | |
Suporte tecnológico para as atividades administrativas | 18% | 34% | 2% | 10% | 2% | 32% |
Discordo totalmente | Discordo parcialmente | Indiferente | Concordo parcialmente | Concordo totalmente | |
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Discente | 10% | 18% | 10% | 44% | 16% |
Classe | Infraestrutura Física | Manutenção | Diálogo com a comunidade acadêmica |
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Discentes | 28% | 26% | 19% |