Introdução

A Comissão Própria de Avaliação da UnB lança anualmente a consulta à comunidade acadêmica, como forma de ouvir alunos, docentes e técnicos acerca dos mais variados assuntos que permeiam a Universidade. Dessa forma, a comunidade é questionada acerca da percepção em torno de políticas acadêmicas e de gestão, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional e infraestrura física. A CPA espera, a partir de ações como a da Consulta à Comunidade Acadêmica, ampliar cada vez mais o envolvimento da comunidade no processo de autoavaliação institucional e assim garantir que a avaliação seja um processo sistêmico e permanente na Instituição.

Metodologia

A Consulta à Comunidade Acadêmica é realizada anualmente, desde 2014. Em 2019, a pesquisa foi realizada por meio da plataforma questionarios.unb, os dados foram armazenados em servidor próprio da Universidade e tratados pela Diretoria de Avaliação e Informações Gerenciais (DAI), vinculada ao Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO). A Consulta ficou aberta no período de novembro a dezembro de 2019.

Os resultados da Consulta à Comunidade Acadêmica 2019 são apresentados no formato global para a UnB e segmentado por unidade. Os relatórios segmentados são elaborados atendendo o critério de, no mínimo, cinco respondentes por segmento, para evitar identificação dos respondentes. O segmento que não atenda esse critério é excluído do relatório.

Este relatório apresenta os resultados da unidade Centro de Excelência em Turismo - CET.

Resultados

Tabela 1: Perfil dos respondentes da Consulta à Comunidade Acadêmica
Unidade Discentes Docentes Técnicos Total
CET 47 3 1 51
Total 47 3 1 51
Tabela 2: Tempo de estudo na UnB
Tempo Discentes
Até 1 ano 40%
Mais de 1 ano e menos de 2 anos 12%
Mais de 2 anos e menos de 3 anos 10%
Mais de 3 anos e menos de 4 anos 14%
Mais de 4 anos e menos de 5 anos 10%
Mais de 5 anos 10%

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB.

Comissão Própria de Avaliação da UnB

À comunidade, questionou-se acerca do conhecimento sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB.

Avaliação da gestão da UnB

Tabela 3: Avaliação da gestão da UnB pelos discentes
Classe Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente Não conheço Conheço, mas nunca utilizei Sem resposta
A comunidade acadêmica é incentivada a participar da definição das políticas de gestão 11% 13% 6% 19% 2% 26% 4% 19%
As ações institucionais estão de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB 0% 0% 6% 13% 0% 62% 0% 19%
A Instituição faz uso dos resultados das avaliações (externa e interna) 4% 4% 15% 17% 2% 38% 0% 19%
Os meios de comunicação da Instituição são eficazes 6% 15% 4% 34% 13% 9% 0% 19%
Os programas de apoio aos estudantes funcionam de modo satisfatório. 2% 23% 6% 26% 6% 13% 4% 19%
A emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar ficou mais fácil. 0% 0% 2% 15% 57% 6% 0% 19%
O sistema utilizado para a emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar funciona adequadamente. 0% 0% 6% 23% 47% 4% 0% 19%
O novo processo emissão de documentos digitais estudantis como declarações, comprovante de matrícula e histórico escolar representou uma mudança positiva em minha vida acadêmica. 0% 0% 11% 26% 40% 4% 0% 19%
É fácil realizar a solicitação de aproveitamento de estudos utilizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 4% 2% 6% 6% 6% 47% 9% 19%
O novo processo de aproveitamento de estudos, utilizando o SEI, facilitou a minha vida acadêmica. 2% 2% 9% 2% 6% 53% 6% 19%

Meios de comunicação utilizados

Tabela 4: Meios de comunicação utilizados para obter informações da UnB
Classe E-mail institucional Facebook Instagram Jornal Site institucional Twitter Outros
Discentes 47% 21% 45% 9% 47% 19% 0%

Ouvidoria

Tabela 5: Utilização dos serviços prestados pela Ouvidoria da UnB
Ouvidoria Discentes
Não, mas tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 32%
Não, pois não tenho conhecimento dos serviços prestados pela Ouvidoria. 56%
Sim, e a resposta foi útil. 2%
Sim, mas a resposta não foi útil. 10%

Infraestrutura

Tabela 6: Infraestrutura avaliada pelos discentes
Completamente Inadequado Parcialmente Inadequado Indiferente Parcialmente Adequado Completamente Adequado Não sei responder
Acesso a internet 14% 28% 2% 48% 6% 2%
Condições de Acessibilidade Física no Campus 22% 40% 8% 26% 6%
Condições gerais dos auditórios 14% 44% 2% 34% 2% 2%
Espaços de convivência e alimentação (exceto RU) 8% 22% 8% 36% 14% 14%
Espaços de Estudo (Exceto BCE e Blocos de Salas) 16% 22% 14% 24% 8% 18%
Espaços de Estudo da BCE 2% 2% 2% 52% 40%
Espaços de Estudo dos Blocos de Salas 6% 8% 8% 36% 14% 28%
Estacionamento 10% 26% 16% 22% 8% 18%
Iluminação Pública 40% 28% 6% 18% 8%
Instalações sanitárias 40% 44% 16%
Restaurante Universitário 18% 10% 32% 26% 14%
Sala de Aula 40% 2% 50% 2% 6%
Sala para Docente 2% 14% 22% 14% 10% 40%
Segurança do Campus 34% 34% 2% 22% 8%
Suporte tecnológico para as atividades administrativas 18% 34% 2% 10% 2% 32%

Produção acadêmica

Tabela 7: A UnB me estimula a produzir publicações científicas, didático-pedagógicas, tecnológicas, artísticas ou culturais
Discordo totalmente Discordo parcialmente Indiferente Concordo parcialmente Concordo totalmente
Discente 10% 18% 10% 44% 16%

Aspectos prioritários para o funcionamento da UnB

Tabela 8: os três aspectos prioritários mais votados pelos estudantes
Classe Infraestrutura Física Manutenção Diálogo com a comunidade acadêmica
Discentes 28% 26% 19%